A RTP renovou o seu compromisso enquanto membro fundador do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013. Este é um acordo que, pelo nono ano consecutivo, reforça o papel interventivo da empresa em prol de uma cultura de responsabilidade social e de justiça através do princípio da igualdade de género.

O compromisso foi assinado na cerimónia anual do iGen, que decorreu esta quarta-feira. Luísa Ribeiro, membro do Conselho de Administração da RTP, defendeu que  “a igualdade de género é um valor fundamental. Neste momento temos 1800 trabalhadores, 41% deles são mulheres. Existe um caminho grande a percorrer em termos de formação e tratamento remuneratório igual entre mulheres e homens, mas estamos atentos. É preciso um esforço grande, pois infelizmente não é algo que surja naturalmente”.

Acrescentou ainda que cabe “igualmente aos gestores ajudar as empresas a atingir as metas, definindo-as e, depois, zelando para que as coisas aconteçam”. E a renovação do protocolo com a iGen é um passo importante nesse sentido, conforme sublinha também Maria Helena Pereira, Diretora dos Recursos Humanos da RTP: “A empresa assume mais uma vez o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional, incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade de género. [Esta renovação reforça] não só o trabalho que tem sido visível ao longo dos últimos anos na equidade entre géneros, mas igualmente o foco no futuro, desafiando a RTP para novas metas e objetivos, para além das boas práticas e das obrigações legais”.

O Fórum conta com quase 70 instituições e 21 empresas associadas. Veja aqui a reportagem.