Viagem única aos bastidores de uma das jóias do património arquitetónico francês cercado pelo maior parque murado da Europa
Construído no século XVI para glória do rei Francisco I, Chambord é o maior dos castelos do Loire, com cerca de 426 quartos, servidos por 77 escadarias, incluindo a famosa escadaria de dupla-hélice atribuída a Leonardo da Vinci. Este domínio público, que se estende por 5440 hectares, é o maior parque murado da Europa.
Cinco séculos depois, esta obra arquitetónica monumental permanece fascinante. Em 2018, um milhão de turistas visitaram esta jóia do Renascimento, Património Mundial da UNESCO. Conservar e melhorar estes domínios é o desafio quotidiano de Jean d’Haussonville e da sua equipa. O ex-diplomata, que administra o Chambord desde 2010, está continuamente à procura de novos recursos financeiros para preservar este tesouro. O estado, proprietário do castelo desde 1930, exige que o património se torne financeiramente independente em 2020.
Para celebrar os 500 anos da colocação da primeira pedra, em 1519, e atrair mais visitantes, o Chambord está a passar por mudanças profundas, com novas decorações imaginadas pelo cenógrafo Jacques Garcia, hotel de quatro estrelas renovado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte, e uma nova vinha ou produtos derivados.
Este documentário de Vanessa Dubreuil leva-nos numa visita única e privilegiada aos bastidores do renascimento do Castelo de Chambord.