Até ao momento, Portugal já aceitou 28 mil pedidos de proteção temporária de pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia. As crianças representam cerca de um terço desse número e mais de mil já estão nas escolas portuguesas. A língua é, no entanto, a grande barreira. Mas, a pensar nesta nova realidade, o portal RTP Ensina disponibilizou um conjunto de palavras para quem chega agora ao país.

É uma nova área, chamada “Português para Ucranianos”, onde cada palavra (lida ou ouvida) faz parte de um conjunto de temas como os transportes, cores, serviços ou alimentos. Pretende-se ajudar na integração, não só das crianças, mas também dos adultos que não sabem expressar-se em português e que, desta forma, podem aprender um conjunto de quase duas centenas de palavras.

Para João Barreiros, coordenador do portal RTP Ensina, a área “Português para Ucranianos” é a forma da RTP “ajudar a integração de quem chega a Portugal, fugido da guerra. É uma iniciação à língua portuguesa, achando nós que este é um projeto que tem caminho para fazer, não só nas escolas, como também junto dos adultos que chegam sem saber dizer mais do que a expressão olá”.

Além desta vertente, a área “Português para Ucranianos” pode ser utilizada em trabalhos de Cidadania, mostrando aos alunos portugueses como podem dizer em ucraniano, o mesmo conjunto de palavras simples. Nesse sentido, acrescenta João Barreiros, “são um contributo para a divulgação de uma língua falada por mais de quarenta milhões de pessoas, dominante num país que agora vive uma situação de emergência”.

Disponível para desktop, smarphones ou tablets, a área “Português para Ucranianos” pode ser facilmente acedida aqui.

Lançada esta semana, a nova área do portal RTP Ensina tem recebido já feedback muito positivo por parte das escolas e outras instituições públicas. No futuro, “estamos disponíveis para colocar novas palavras e, talvez, algumas expressões. Este deve ser um projeto de continuidade para quem não fala português e começa agora uma longa vida em Portugal”, conclui João Barreiros.

O RTP Ensina é frequentemente procurado por professores e estudantes, servindo os seus conteúdos como um complemento relevante para o trabalho realizado na sala de aulas. Neste portal encontramos vídeos, áudios, fotografias, entrevistas e documentários com grande relevância para determinadas matérias escolas.