A RTP1 é a estação de televisão generalista de maior referência em Portugal pelo décimo sexto ano. O estudo de opinião Marca de Confiança, desenvolvido pelas Seleções do Reader’s Digest, mostra que os portugueses escolheram a RTP1 em virtude do seu compromisso enquanto marca atenta à diversidade e à proximidade com o seu público.
Um trabalho que o canal tem vindo a desenvolver ao longo dos tempos e que cada vez mais se assume como um fator diferenciador e inovador no mercado televisivo nacional. A estação pública foi eleita “Marca de Confiança” pelo sexto ano consecutivo, um reconhecimento do público que vê a RTP como símbolo de qualidade não só no entretenimento como também na Informação. Prova disso é o reconhecimento de profissionais da RTP como Vasco Palmeirim e José Rodrigues dos Santos.
A confiança na Informação da RTP é reforçada pela escolha, destacada, de José Rodrigues dos Santos como personalidade de referência na área do jornalismo, resultado de 25% da preferência dos inquiridos. Facto que ocorre já há vários anos. Destaque também para a eleição de Vasco Palmeirim como apresentador de referência na categoria de Televisão e Rádio.
As Marcas de Confiança celebram este ano a sua 21ª edição. O estudo de opinião consiste num questionário dirigido a 12.000 assinantes, os quais são representativos dos portugueses nas variáveis de género e idade. Para a eleição da RTP1 como marca de excelência estiveram em análise critérios como a qualidade da oferta, a transparência da marca e o compromisso assumido com o telespectador.