A Maratona da Saúde, associação sem fins lucrativos, abriu hoje à comunidade científica o concurso anual para os “Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica” relativo à 7ª Edição dedicada às Doenças Raras e destinado a financiar os melhores projetos nacionais nesta área através de fundos angariados na sociedade civil.
Os “Prémios Maratona da Saúde de Investigação Biomédica” relativos à 7ª Edição dedicada às Doenças Raras têm o valor total de 40 mil euros e as candidaturas abrem hoje à comunidade científica e decorrem até dia 16 de abril , após um adiamento da calendarização devido à atual pandemia de Covid-19. O financiamento dos Prémios em Doenças Raras provém maioritariamente de donativos angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde transmitido pela RTP em Outubro de 2020, que teve o mote “Será o Raro assim tão Raro”.
Para além dos fundos angariados, este dia solidário representou também um dos mais importantes momentos de sensibilização alguma vez organizado em Portugal na área das doenças raras, com grande parte das entrevistas aos doentes a acontecerem através das plataformas digitais, permitindo conhecer e dar voz a várias associações de doentes e suas famílias que diariamente convivem com estas doenças. A Janssen foi um dos parceiros principais da 7ª Edição da Maratona da Saúde e associará o seu nome a um dos Prémios a atribuir.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) apoia a gestão logística deste concurso, incluindo a receção das candidaturas que poderão ser enviadas para o site da FCT até ao dia 16 de abril. A avaliação é realizada por um Júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das doenças raras. A atribuição destes prémios incentiva as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras.
Os Prémios são subdivididos em Categoria Júnior e Sénior e destinam-se a investigadores que pretendam desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal. Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da Maratona da Saúde escolherá os dois vencedores de acordo com as recomendações do júri.
Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina, e relacionados com os diferentes temas das edições da Maratona da Saúde. As edições dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica contaram até à data com cerca de 400 Candidaturas nas áreas do Cancro, da Diabetes, das Doenças Neurodegenerativas, das Doenças Cardiovasculares e das Doenças Autoimunes e Alergias, e já permitiram galardoar 15 cientistas que estão a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal.
Segundo Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, “estes prémios são a demonstração de que a sociedade civil também se envolve no financiamento da investigação científica para saúde em Portugal, de forma amplamente participada.”
Cada edição da Maratona da Saúde consiste em várias iniciativas de sensibilização organizadas em todo o país e culmina num dia solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional durante várias horas (maratona televisiva). Este projeto só é possível em Portugal graças ao apoio de todas as entidades que se associam à Maratona da Saúde, entre as quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Creative Minds, a Cev Fiscalidade, a Vieira de Almeida, a Saúde CUF, a Janssen, a Roche, a Sanofi e várias associações de doentes e sociedades médicas, assim como com o alto patrocínio da Presidência da República para várias edições do Dia Solidário da Maratona da Saúde.
Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.
Saiba mais em www.maratonadasaude.pt
Para mais informações sobre as candidaturas aos Prémios Maratona da Saúde em Doenças Raras consultar o link: https://www.fct.pt/apoios/premios/maratonadasaude/2021/index.phtml.pt
Para ver os materiais gráficos, aceda a este link: https://we.tl/t-kohnwLdPR4
Sobre a Maratona da Saúde: Desde 2013, a Maratona da Saúde e a RTP, assim como vários outros parceiros, estão juntos numa iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espetáculo solidário anual, sensibilizar na área da saúde e da investigação biomédica e financiar projetos científicos de excelência em Portugal, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedica-se a um tema, sobre o qual será delineado um plano de atividades. A 8ª edição está a ser dedicada às Doenças Infecciosas. A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.