O Clube de Jornalistas atribuiu o Prémio Gazeta de Rádio aos jornalistas da Antena 1 Carolina Ferreira e Miguel Soares, autores de Goodbye Europa. Uma reportagem sobre o Brexit, com sonoplastia de Jaime Antunes, emitida em 12 de fevereiro de 2020, sobre as expetativas quanto ao futuro do Reino Unido após a rotura com a União Europeia.
Para Carolina Ferreira e Miguel Soares “vencer aquele que é considerado o mais importante prémio português de jornalismo é, logicamente, um grande motivo de honra e orgulho, não só a nível pessoal, mas também por premiar uma equipa na qual há uma enorme entreajuda, competência e qualidade. Aliás, a reportagem que assinamos, com o retoque sonoro do Jaime Antunes, é um bom exemplo de jornalismo colaborativo. Entre dois profissionais da rádio com visões diferentes, mas complementares, sobre um tema sensível e histórico. E entre dois centros de produção diferentes: Coimbra (Carolina Ferreira) e Porto (Miguel Soares). É reconhecimento do bom jornalismo que se faz na Antena 1 e de como vale a pena apostar na RTP – afinal é também assim que se cumpre e diferencia o serviço público de rádio e de televisão”.
O Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído ao jornalista da RTP João Pedro Mendonça com a reportagem Confinado na Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. Sozinho, munido de um telemóvel, um selfie stick, um computador e um piano, o jornalista filmou, editou, sonorizou e escreveu a peça, emitida a 6 de maio de 2020. Um trabalho gravado a partir da aldeia de Monsanto, onde o jornalista se encontrava em isolamento por decisão médica.
João Pedro Mendonça explica que este trabalho “é o resultado de 300 horas do meu confinamento por obrigação clinica na aldeia mais portuguesa de Portugal, que precisa do turismo para viver. É um lar a céu aberto, onde toda a gente é doente de risco, com muitas pessoas com idade superior a 80 anos. Achei que a experiência deles devia ser partilhada, até pela mensagem que transporta”.
Destacamos ainda o facto do Prémio Gazeta Revelação ter sido atribuído à jornalista Andreia Friaças, um rosto que podemos ver no Radar XS, o noticiário das crianças no Zig Zag, emitido na RTP2.
Os Prémios Gazeta são os mais prestigiados prémios do jornalismo português atribuídos anualmente pelo Clube de Jornalistas.