As grandes questões da atualidade europeia para acompanhar na RTP de 7 a 9 de maio

No dia 7 de maio terá lugar no Porto a Cimeira Social que tem como objetivo reforçar o compromisso dos Estados-Membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil com a implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. E, no dia seguinte, decorrerá a Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo, presidida pelo Presidente do Conselho Europeu. Os líderes da União Europeia irão discutir formas de dar o mais alto impulso político ao fortalecimento do Pilar Social Europeu e à sua implementação.

A RTP, para além de ser a host broadcaster para todo o mundo da Cimeira Social e do Conselho Europeu, irá efetuar uma extensa cobertura editorial para os seus vários espaços informativos (Telejornal, Jornal 2 e RTP3 em permanência), numa operação coordenada por Hugo Gilberto e Sandra Sá Couto, com destaque para a realização do Jornal da Tarde, apresentado por Sandra Fernandes Pereira, em direto dos locais onde decorrem as reuniões na cidade do Porto. Através de uma vasta equipa de jornalistas da RTP e comentadores convidados, iremos acompanhar todos os pormenores e desenvolvimentos ao longo dos dois dias em que decorrem duas das iniciativas mais relevantes da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu.

No domingo é o Dia da Europa, data que assume uma especial relevância uma vez que este ano se completam 35 anos da integração europeia de Portugal e presidimos ao Conselho Europeu. Assim vamos assinalar esta data no local onde tudo aconteceu, no Mosteiro dos Jerónimos. João Adelino Faria irá conduzir uma emissão especial do Telejornal a que se juntam os comentadores RTP Pedro Adão e Silva e Pedro Norton, seguindo-se um debate sobre o Futuro da Europa, moderado por Carlos Daniel, com quatro portugueses membros da Comissão Europeia em épocas diferentes: Elisa Ferreira, Carlos Moedas, Durão Barroso e António Vitorino.

Com a RTP pode acompanhar toda a atualidade europeia e a forma como esta pode influenciar a vida dos cidadãos nos 27 Estados-membros.