Não Perca: Quinta, 6 de Maio às 11:05, na RTP2

Perspetiva surpreendente e íntima de algumas das personalidades mais famosas e influentes do mundo.

 

Em seis episódios, esta série documental revela as histórias de alguns ícones mundiais através do olhar daqueles que lhes eram mais próximos, mas permaneceram anónimos. Contudo, eles ali estão nas fotografias.

Por meio de arquivos, entrevistas e reconstituições, a série desvenda os segredos por trás de algumas das personalidades mais famosas do mundo. Um relato na primeira pessoa que nos permite mergulhar completamente nas suas histórias.

Cada episódio oferece uma perspetiva única, surpreendente e íntima de figuras históricas.

 

John Fitzgerald Kennedy: Nascido na Polónia em 1900, o médico Max Jacobson conhece o futuro presidente Kennedy pouco antes da sua eleição. Na época, Jacobson era um famoso médico de Nova York com o apelido de “Doutor Feelgood”. Ele era especialmente conhecido entre as celebridades por administrar anfetaminas.

 

 

Max Jacobson tornou-se o médico pessoal de Kennedy. Atrás das portas, armado com a sua seringa, ele é testemunha de muitos segredos privados e públicos.

 

Irmã Emmanuelle: A Irmã Sara é egípcia. Em 1975, aos 29 anos, ela juntou-se à Irmã Emmanuelle no bairro dos homens pobres do Cairo, onde ainda mora. A irmã Sara tornou-se o braço direito e a confidente da irmã Emmanuelle. Juntas, estavam empenhadas em ajudar os menos afortunados do mundo. Neste episódio, Irmã Sara relembra a vida desta extraordinária lutadora.

 

Martin Luther King: Nascido no seio de uma humilde família americana, Clarence B. Jones cresceu nos Estados Unidos segregados. Em 1962, desistiu do seu emprego como advogado do mundo do espetáculo para se tornar o consultor jurídico e político de Martin Luther King Jr., o líder do Movimento dos Direitos Civis.

 

Do boicote aos autocarros de Montgomery à lendária marcha em Washington, Clarence B. Jones sempre esteve ao seu lado. Ele era o braço direito e confidente do homem que mudou a face da democracia nos Estados Unidos.

 

Papa João Paulo II: O cardeal Dziwisz foi secretário particular do Papa João Paulo II durante 39 anos. Da Polónia ocupada pelo regime comunista, ele seguiu Karol Wojtyla até Roma, onde se tornou o Papa – um dos homens mais influentes do mundo. Dziwisz conta-nos os momentos únicos e íntimos que partilhou com João Paulo II: o homem que derrotou o totalitarismo na Europa.

 

Xá do Irão: Amir Aslan Afshar era um dos homens mais próximos do Xá do Irão. Grande mestre do protocolo imperial, testemunhou a ascensão ao poder e a queda brutal de um dos líderes mais polémicos da história moderna. Durante a revolução islâmica no Irão, acompanhou o soberano caído ao longo da sua evasão até ao final do seu exílio.

 

Winston Churchill: Filha de aristocratas sem um tostão, Clementine tinha 23 anos quando conheceu Winston Churchill. Tornou-se a esposa do chamado “Leão”, um dos homens mais notáveis do século XX.

 

 

Compartilhou as suas lutas, vitórias e derrotas e apoiou-o até ao seu último suspiro.

Ficha Técnica

Título Original

À Droite Sur La Photo

Autoria e Realização

Christian Huleu e Guillaume Perez

Produção

Stephane Simon

Ano

2020

Duração

52'

Relacionados