Vinte anos depois, a RTP volta a emitir ficção da Globo com a série “Sob Pressão”
Em Sob Pressão conhecemos a agitação que se vive diariamente na urgência de um hospital no Rio de Janeiro. Até aqui uma série normal sobre a vida de um hospital, mas não é bem assim… Nesta série vamos conhecer um serviço de urgência, num hospital dos subúrbios do Rio de Janeiro, que vive num caos e onde falta todo o tipo de recursos. Mas onde uma equipa de médicos dá o seu melhor diariamente, apesar de alguns deles viverem grandes conflitos pessoais e muitas vezes agravados pelas dificuldades da profissão e dos dramas que muitos dos doentes enfrentam. Todos os dias a sua missão é a heróica tentativa de salvar vidas.
A ação centra-se em Evandro e Carolina, dois médicos cirurgiões e parceiros de trabalho, que têm como elemento de união o desejo de salvar vidas e por isso lutam diariamente para encontrar o equilíbrio, mental e emocional, da sua equipa médica. É neste ambiente que irão enfrentar as inúmeras dificuldades para lidar com histórias tocantes que chegam ao hospital, envolvendo desde o abuso de crianças, o transplante de órgãos, a violência contra as mulheres e a Sida.
Evandro (Júlio Andrade) é o cirurgião-chefe do hospital. Um profissional de talento incomparável, viciado no trabalho e em medicamentos. Deprimido, pois ainda não ultrapassou a morte da mulher Madalena (Natália Lage), que morreu no seu turno numa cirurgia de emergência. Frio, objetivo e emocionalmente distante, prioriza a saúde e a vida dos seus pacientes. Carolina (Marjorie Estiano) é o seu oposto. Sensível, religiosa e emotiva, a cirurgiã vive martirizada com os conflitos internos de moral e ética. Mas como Evandro, esconde um segredo.
Sob Pressão, uma série de 9 episódios gravada em ambiente real, produzida pela Globo e Conspiração, com realização de Andrucha Waddington e Mini Kerti e argumento de Jorge Furtado, Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão. No seu elenco encontramos atores como Júlio Andrade, Marjorie Estiano, Stepan Nercessian, Bruno Garcia, Tatsu Garcia, Orã Figueiredo, entre outros, e com destaque para a participação de dois atores portugueses Isabél Zuaa e Diogo Mesquita.
Estreia sexta-feira, dia 1 de dezembro, às 23:30 na RTP1.