Minissérie britânica, escrita e realizada por Steve McQueen (12 Anos Escravo, Shame), inspirada nas experiências da vida real da comunidade das Índias Ocidentais de Londres.
Ambientada entre 1969 e 1982, a série celebra a coragem e a solidariedade da comunidade das Índias Ocidentais de Londres. Pessoas comuns que mostraram coragem, fé e resiliência para superar a injustiça e desencadear mudanças.
Do movimento pelos direitos civis à criação da família diante do racismo, a série recorda a história de uma comunidade de imigrantes de várias gerações, indivíduos corajosos que desafiaram a cultura e causaram um impacto duradouro.
Tudo começa em 1968, quando um pequeno restaurante chamado Mangrove é inaugurado em Ladbroke Grove, um lugar de camaradagem e amizade que se torna um centro social para a comunidade e, com o tempo, um foco de resistência.
1º episódio: Mangrove
A história real de Frank Crichlow, cujo restaurante “West Indian Mangrove”, um animado centro comunitário em Notting Hill, Londres, atraiu moradores, ativistas, intelectuais e artistas.
Numa época de flagrante discriminação racial, o negócio livre de drogas de Crichlow sente o peso de implacáveis rusgas policiais.
Numa tentativa de acabar com a discriminação e a ruína da sua base comunitária, Frank e os seus amigos saem às ruas num protesto pacífico em 1970, mas são alvo de agressão policial. Como resultado, nove homens e mulheres, incluindo Frank, líder do movimento britânico dos Panteras Negras Altheia Jones-LeCointe e o ativista Darcus Howe, são presos injustamente e acusados de incitação tumultos e desordem. Segue-se um julgamento altamente divulgado.
2º episódio: Lovers Rock
História fictícia de um amor jovem numa festa de blues em 1980. O filme é uma ode ao género reggae romântico conhecido como Lovers Rock, e à juventude negra que encontrou liberdade e amor no seu som nas festas em Londres, numa época em que não era bem-vinda em discotecas exclusivas para brancos.
3º episódio: Vermelho, Branco e Azul
Depois de ver o seu pai agredido por polícias, um jovem negro decide juntar-se às forças policiais, na esperança de mudar as atitudes racistas. Mas a sua decisão leva-o a ter de enfrentar a desaprovação do seu pai e o racismo nas fileiras.
4º episódio: Alex Wheatle
A verdadeira história do premiado escritor Alex Wheatle. Tendo passado a sua infância num lar institucional maioritariamente branco, sem amor ou família, finalmente encontra um senso de comunidade pela primeira vez em Brixton, onde desenvolve uma paixão pela música e por DJing.
Quando é preso durante a revolta de Brixton de 1981, confronta o seu passado e vislumbra um caminho para a sua cura emocional.
5º episódio: Educação
Quando Kingsley, de 12 anos, é transferido para uma escola especial, um grupo de mulheres das Índias Ocidentais descobre uma política de segregação não oficial que impede muitas crianças negras de receber a educação a que têm direito.