A ficção da RTP está a ganhar cada vez mais visibilidade mundial. Codex 632, Motel Valkirias, Cuba Libre, Causa Própria e Operação Maré Negra estão a conquistar o mercado internacional, comprovando o reconhecimento da qualidade crescente da produção nacional.
Muitos dos projetos que já vimos na RTP correm neste momento o mundo, o que representa um marco histórico e de sucesso para a RTP ao colocar-se sobre o olhar atento dos operadores e plataformas de distribuição.
Cuba Libre é um dos exemplos, com os seus direitos a serem licenciados pela distribuidora israelita Keshet International. Esta é uma produção nacional da HOP! Filmes que reúne atores portugueses e estrangeiros e nos traz numa série de ficção histórica a extraordinária vida da portuguesa Annie Silva Pais.
Destaque também para os projetos que a RTP desenvolveu em coprodução: Codex 632, a primeira coprodução com a Globoplay, está no catálogo da alemã Bavaria Distribution. O projeto nasceu da adaptação de um dos livros mais vendidos de sempre em Portugal da autoria de José Rodrigues dos Santos com a produção portuguesa a cargo da SPi.
Operação Maré Negra é outro dos projetos em grande destaque: a primeira coprodução portuguesa e galega a chegar à Amazon Prime Video, que retrata num drama épico a história do primeiro narcosubmarino intercetado na Europa, foi vendida para mais de 60 países através da Entertainment One: The Roku Channel (EUA e México), SBS (Austrália), AMC Networks International (América Latina), Telus (Canadá), TV+ (Turquia), Ziggo (Holanda), TVNZ (Nova Zelândia) e o canal FOX da Disney (Espanha). O mesmo acontecendo com Motel Valkirias, o thriller que junta numa coprodução luso-espanhola a RTP, CRTVG, SPi e CTV está a ser comercializado a nível mundial pela Onza Distribution e já foi vendida à Globoplay.
A lista de grandes projetos fica completa com Causa Própria, a primeira série de produção exclusivamente portuguesa a ser exibida na HBO Max, em Espanha e Portugal, bem como a integrar as aquisições estrangeiras da Movistar Plus Internacional, o maior operador de televisão por subscrição em Espanha.
As séries de ficção nacional da RTP estão a conquistar o mundo num momento de enorme relevância para a produção audiovisual em língua portuguesa.