A formidável aventura da construção da Ópera Garnier de Paris.
Famosa pelo seu fantasma, a Ópera Garnier de Paris é antes de mais o produto de um projeto titânico e o símbolo do nascimento de uma nova era: o Segundo Império. De 1852 a 1870, dezoito anos extravagantes fizeram de Paris a capital da modernidade.
Este documentário ficcional, escrito por Stéphane Landowski, relata a formidável aventura da construção da Ópera Garnier de Paris, que durou 14 anos (de 1861 a 1875). Mergulhando nos bastidores, nas engrenagens e nas lendas, descobrimos o lugar especial que ocupou no que Nietzsche chamou de “civilização da ópera”, a idade de ouro da burguesia alicerçada nas aparências e no espetacular que então aconteceu. Segundo o próprio Charles Garnier, a Ópera como um todo serviria de palco para a nova elite da época. A partir da história da sua construção e detalhes arquitetónicos, abrem-se janelas sobre temas históricos, sociais, políticos e artísticos que serão retratados por meio de pinturas, imagens de época, excertos de filmes, animações 3D e evocações históricas.
Especialistas em estúdio e in loco vão guiar-nos passo a passo neste edifício que continua vivo e cheio de histórias divertidas. Seguimos também o mito do fantasma, inventado pelo romancista Gaston Leroux e tão bem integrado no monumento que permanece até hoje “O símbolo” e uma importante chave de compreensão. A música e o bailado também marcam presença através de excertos musicais e gravações de espetáculos líricos.