Num futuro próximo, a Noruega interrompe toda a produção de petróleo e gás, deixando a Europa à beira de uma crise energética. A Rússia invade o país, a pedido da UE. Quem estará disposto a sacrificar-se pela liberdade?
Okkupert é um thriller político escandinavo cujo cenário é um futuro não muito distante e verosímil. Seguindo as suas promessas ambientais, o chefe do governo norueguês manda interromper toda a produção de petróleo, mas lança o país numa profunda crise energética.
Incapaz de ignorar os apelos do resto do mundo para intervir, e o pedido expresso da União Europeia, a Rússia encena uma invasão de “luva de seda”. O mundo pode voltar a contar com petróleo, mas depressa a incerteza, o caos e o perigo se instalam na Noruega ocupada.
O que acontece a uma nação ocupada quando a vida parece continuar normalmente, nada aparenta ter mudado e as pessoas mantêm o seu estilo de vida, os seus bens materiais e a sensação de segurança? Revoltar-se-ão? Irão lutar?
Esta série trata o tema da lealdade para com a família e o país, mas acima de tudo para com cada um de nós.
No primeiro episódio: A principal promessa política do Primeiro-Ministro Jesper Berg foi acabar com toda a produção de petróleo e gás e fazer a transição para a Thorium Energy. Após grande agitação no Médio Oriente, a decisão conduz a uma recessão e a uma grave crise energética na Europa. A UE iniciou sérios protestos contra a proposta. Por este motivo, o Primeiro-Ministro realizará uma conferência de imprensa onde todos esperam que ele volte atrás na sua decisão, mas Jesper Berg faz exatamente o contrário. Mantém a promessa e afirma que o Thorium irá substituir o petróleo.
Enquanto isso, Bente Norum, proprietária de um restaurante, informa os seus funcionários que não dispõe de meios financeiros para lhes pagar os ordenados: estão à beira da falência. Hans Martin Djupvik é o guarda-costas de Jesper e é responsável pela segurança do Primeiro-Ministro na conferência de imprensa. Hans Martin Djupvik não consegue evitar que Jesper Berg seja sequestrado por russos num helicóptero. A Rússia foi contratada pela UE para entrar na Noruega e assumir o controle da produção de petróleo.