Retrato da juventude daquele que viria a tornar-se o mais brilhante detetive siciliano!
O comissário Montalbano tornou-se famoso e as suas aventuras ficaram célebres. Achamos que sabemos tudo sobre ele, mas agora vamos conhecer a juventude do brilhante detetive siciliano.
Outono de 1990. Salvo Montalbano (Michele Riondino) é o jovem comissário-adjunto de Mascalippa, uma aldeia remota na Sicília mais recôndita, local que não aprecia por estar afastado do mar. O seu superior é Libero Sanfilippo, um comissário sábio e experiente, que o ensina a navegar nas investigações mais complexas.
Mas o carácter de Montalbano, intolerante às regras e mais atento à humanidade das pessoas do que às suas aparências, começa a manifestar-se, como acontece no caso da investigação do assassinato de Casio Alletto, um criminoso com antecedentes de roubo de gado. O jovem comissário-adjunto está noivo de Mery (Katia Greco), uma professora que trabalha na Catânia e com quem se encontra ao fim-de-semana. Apesar do amor que sente, Montalbano incomoda-se quando Mery pretende que o relacionamento pareça mais um casamento, ou pelo menos uma coabitação.
Graças a um tio que trabalha no ministério, é Mery que revela a Salvo o seu próximo destino: comissário-chefe em Vigata. Para Montalbano é um regresso, já que a sua infância, após a morte da mãe, foi passada em Vigata, cidade costeira da província de Montelusa. Em Vigata mora ainda o seu pai, um produtor de vinho, com quem Salvo parece não ter uma boa relação. Mas Vigata está junto ao mar, e isso basta para encher de alegria a alma do detetive.
O jovem comissário-chefe inicia as investigações. Apesar da idade, demonstra já a capacidade para resolver mistérios aparentemente muito complicados. O seu talento no trabalho, a que se dedica por completo, contrasta com as relações pessoais, onde é mais tímido e desconfiado.
Montalbano conhece novos colegas, incluindo Carmine Fazio (Andrea Tidona), um inspetor especialista que o ajuda a adaptar-se à nova realidade, Agatino Catarella (Fabrizio Pizzuto), um agente simpático e desajeitado, o jovem Giuseppe Fazio (Beniamino Marcone), filho do inspetor Carmine e ansioso para seguir os passos do pai, e Mimì Augello (Alessio Vassallo), com quem inicialmente não simpatiza.