Drama e intriga na Paris do século XVIII, um mundo repleto de crime, libertinagem e roubo.
Paris, 1761. O jovem e brilhante comissário de polícia do Châtelet, Nicolas Le Floch (Jérôme Robart), trabalha sob o comando de Monsieur de Sartine, o tenente-general da polícia do rei. O reino de Luís XV é atormentado por conspirações e assassinatos.
Com a ajuda de seu fiel subordinado Bourdeau, Nicolas desvenda desaparecimentos misteriosos e resolve escândalos embaraçosos. Das tabernas decadentes aos corredores abafados de Versalhes, dos bordéis às prisões de Châtelet, Le Floch investiga e vigia suspeitos, interroga testemunhas, reúne evidências, desmonta armadilhas e revela conspiradores.
Uma mistura de drama e intriga policial que retrata os costumes sociais e a natureza eterna das paixões, sentimentos … e crimes. No final das contas, ninguém poderia ser mais contemporâneo do que o comissário parisiense Nicolas Le Floch.
No 1º episódio: O Homem da Barriga de Chumbo
Nicolas investiga a misteriosa morte do visconde Lionel de Ruissec. Suicidou-se ou terá sido assassinado?
O pai do visconde, o ostensivamente piedoso Conde de Ruissec, está a agir de forma suspeita… E o que dizer quanto a Madame de Pompadour e a misteriosa mulher de óculos azuis?