Série catalã sobre um professor nada convencional que mostra como a filosofia pode ser apaixonante e divertida.
Merlí Bergeron (Francesc Orella) é o novo professor de Filosofia. Um professor desajeitado, irreverente e irónico com uma personalidade forte e pouco ortodoxa. Merlí irrompe pela escola, como um elefante numa loja de porcelanas, determinado a mudar a vida de estudantes e professores com os seus métodos revolucionários.
O seu lema é: “Os adolescentes não são tolos, estão simplesmente adormecidos”, e o seu objetivo é despertá-los. As suas armas são: Kant, Aristóteles, Platão… filósofos clássicos para ajudar os jovens a enfrentar os grandes desafios da atualidade. Do que podem estes adolescentes ser capazes se pararem de agir como parte do rebanho e começarem a pensar pelas suas próprias cabeças?
Como professor, Merlí faz com que Sócrates, Hume, Nietzsche e outras figuras da História da Filosofia ganhem vida para os seus alunos, de modo a ajudá-los, não sem conflitos, a resolver os problemas do quotidiano, mas, muitas vezes, vai ter que enfrentar os pais e a direção do Instituto Àngel Guimerà.