Inspirada em acontecimentos verídicos que abrangem os anos de 1945 a 61, esta minissérie premiada tece uma teia de destinos de pessoas que se vêm presas num novo conflito devastador: a Guerra Fria.
1ª temporada: Abril de 1945, Alemanha, Hora Zero: Em Tannbach, uma pequena aldeia na fronteira entre a Baviera e a Turíngia, várias pessoas lutam pela sobrevivência. A propriedade da família von Striesow serve de abrigo a refugiados. Com o avanço dos aliados americanos, os moradores levantam bandeiras brancas em sinal de rendição. No entanto, um último e vigoroso grupo de fanáticos Nazis da Volksturm tenta travar a invasão americana.
Enquanto a presença dos soldados americanos é gradualmente integrada na rotina diária, alguns habitantes estão escondidos num bunker, numa floresta próxima, na esperança de não serem punidos pelos seus atos. Quando as tropas russas chegam, ambas as superpotências reivindicam Tannbach e uma nova ocupação começa, numa cidade dividida por ideologias: entre a Democracia e o Comunismo.
2ª temporada: Primavera de 1960, Alemanha. Os habitantes de Tannbach, que vivem na fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental, são vitimas dessa mesma fronteira que os divide em dois territórios: um gerido pela democracia e o outro pelo comunismo. À medida que a Primavera de Praga chega a um fim sangrento, a pouca esperança que restava para fazer o “socialismo com rosto humano” parece estar a desaparecer.
Enquanto Anna e Friedrich trabalham na construção do socialismo na RDA, o pai de Anna, Georg von Striesow, lucra com o “milagre económico” da Alemanha Ocidental. Contudo, a existência da fronteira na aldeia faz as suas primeiras vítimas: uma criança morre num acidente com uma granada, o filho de Anna, Hilde, cai nas garras do Serviço de Segurança do Estado e Felix foge de uma caserna do NPA. Uma aldeia na linha da frente da Guerra Fria cada vez mais distanciada pela Cortina de Ferro.