Os Maias na RTP1

Dias 28 e 29 de Dezembro, pelas 22:45, na RTP1.

O filme que João Botelho realizou a partir da obra de Eça de Queiroz chega agora em versão alargada aos ecrãs da RTP1, uma minissérie de quatro episódios, com cenas inéditas.

 

No início dos anos 20 do século XIX, o velho Caetano da Maia expulsa de sua casa o filho Afonso, partidário da Revolução Francesa que varre a Europa. Pouco tempo depois, Afonso arrepende-se e com o perdão e o dinheiro do seu pai, casa com a pequena fidalga trigueira Dona Maria Runa e vai viver para Inglaterra. Juntos têm um filho, Pedro da Maia, onde vinte anos depois também se vai revoltar contra o seu pai, pelo seu casamento não consentido com Maria Monforte. Pedro e Maria fogem do país e passados alguns anos regressam a Portugal com a sua filha Maria, mais tarde nasce Carlos. Mas mesmo assim, Afonso recusa a reconciliação.

A tragédia espreita. Pedro e o seu filho mais novo, Carlos, voltam para casa do pai Afonso, pois a sua mulher fugiu com o príncipe italiano Tancredo e levou a outra filha, Maria. Toda esta situação leva Pedro a cometer o suicídio. Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. A vida ociosa de Carlos, um médico aristocrata, invariavelmente acompanhado pelo seu amigo João da Ega, conduz a um comportamento sem muitas regras e muitas convicções. Até que se apaixona de verdade por uma mulher bela e cheia de mistérios.

Mesmo sabendo que Maria Eduarda é a irmã, a paixão de Carlos não morre e vai ao limite. E depois termina abruptamente porque Afonso da Maia morre para expiar o pecado terrível do seu neto, neto que era a razão da sua existência. Carlos e Ega partem para uma longa viagem de ócio e de pequenos prazeres, mas dez anos depois, voltam a encontrar-se em Lisboa tão diferente e tão igual, a capital de um país a caminho da bancarrota.

Esta obra literária escrita pelo genial Eça de Queiroz, grande, melodramático, divertido e melancólico, aponta um destino sem remédio, tanto para a família Maia como para Portugal. “Os Maias”, de João Botelho, foi o filme nacional mais visto de 2014, tendo arrecadado vários prémios e distinções. Conquistou o público e a crítica em Portugal e no Brasil pela grandiosa produção que adaptou para o ecrã uma das mais incontornáveis obras-primas da literatura portuguesa.

 

Ficha Técnica

Título Original

Os Maias

Autoria

João Botelho (baseado no romance de Eça de Queiroz)

Realização

João Botelho

Intérpretes

Graciano Dias, Maria Flor, Pedro Inês, João Perry, Adriano Luz, Pedro Lacerda, Marcello Urgeghe, Filipe Vargas, Maria João Pinho e Hugo Mestre Amaro

Produção

Alexandre Oliveira

Ano

2014

Duração

50' - 4 episódios

Relacionados