De segunda à sexta, ao fim da noite, entre 19 e 26 de Novembro, na RTP1

Uma série histórica que nos remete para o séc. XV em Florença e para a história da dinastia Medici. O oscarizado Dustin Hoffman e Richard Madden (Guerra dos Tronos, Bodyguard), são os protagonistas

 

Em fevereiro de 1429, com a morte súbita de Giovanni di Bicci d´Medici, ex-mercador de lã e que se tornou banqueiro do Papa, o seu filho Cosimo I, primeiro Grão-Duque da Toscânia, assume a liderança da família, uma das mais poderosas da época.
Ao lado do irmão, Lorenzo, Cosimo enfrenta inúmeros obstáculos para governar Florença: a epidemia da peste, rivalidades com outras famílias aristocráticas, um período de exílio em Veneza, mas usando sempre a sua riqueza para o controlo político e financiamento da revolução artística da Toscânia.

A família Medici tornou-se uma das mais poderosas da sua época, determinando o destino da economia e promovendo a revolução cultural, mas pelo caminho colecionou vários inimigos.

O domínio da família Medici durou quase três séculos e marcou a Itália renascentista. O banco mais antigo do mundo nasceu na região e essa riqueza foi fundamental para impulsionar a cultura italiana. Os Medici eram patronos das artes e das letras e Cosimo não economizou para financiar a beleza.

 

 

No episódio de estreia: Pecado Original

Quando Giovanni di Bicci d´Medici é envenenado, o seu filho Cosimo assume o banco da família e pede a Marco Bello que investigue o assassinato. Cosimo é eleito para o lugar do seu pai na Signoria, onde Rinaldo degli Albizzi, rival da família, pressiona a guerra com Milão porque atacaram Lucca.
Vinte anos antes: Giovanni envia Cosimo e o irmão mais velho Lorenzo a Roma com subornos para instalar um cardeal amigo como Papa e ganhar o controlo bancário do Vaticano. Aí, Cosimo, que quer ser artista, conhece Donatello e apaixona-se pela sua bela modelo, Bianca.

Relacionados