A RTP África está de parabéns durante todo o mês de janeiro, mas, sobretudo, no dia 7. O mote será o mesmo: aproximar os países de língua portuguesa. José Arantes, diretor da RTP África, faz connosco o balanço de 18 anos de história e de histórias.
“Nestes 18 anos queremos realçar o facto de termos vivido lado a lado com as comunidades africanas, quer em África, quer em Portugal. Sempre as acompanhámos naquilo de bom e de mau que aconteceu, e entendemos que, para celebrar isso, nada melhor que um ambiente africano, em Lisboa (o bar B.leza).”
A maioridade traz responsabilidades acrescidas para o canal.
“O facto de termos sempre servido bem o nosso público africano e de termos vivido lado a lado com essas sociedades lusófonas, é uma responsabilidade muito grande. Criamos laços de confiança com os nossos espectadores que não podemos defraudar; o futuro será de empenho em fortalecer essa confiança.”
A informação é um dos temas com mais peso para o canal.
“A informação, o desporto e a cultura são as áreas fortes da RTP África. É através da RTP África que os 6 países, Portugal mais os 5 africanos de expressão portuguesa, sabem uns dos outros.”
“A RTP África funciona como uma espécie de placa giratória da informação entre nós todos. Damo-nos a conhecer uns aos outros; hoje quem vive em Maputo sabe o que aocnteceu hoje em Luanda ou S. Tomé.”
O desporto é também um elemento muito importante na ligação entre as sociedades lusófonas.
“É muito importante; é um conteúdo muito apreciado e que faz parte da caracterização do canal.”
18 anos é uma idade que pede alguma reflexão.
“O nosso lema destes 18 anos é «Estivemos sempre lá». «Vários mundos uma só língua» (o slogan do canal) remete para a nossa função de unir todos os que falam português.”
“«Estivemos sempre lá» remete para o serviço prestámos ao longo de 18 anos: estivemos nos momentos felizes, nos menos felizes; nos desastres e nas vitórias. No geral, a RTP África cumpriu a sua missão. Graças aos extraordinários profissionais da RTP.”
7 de janeiro será dia de programação especial da RTP África com os programas Bem-Vindos e Conversas ao Sul dedicados ao 18.º aniversário.
A partir das 21:40 será possível acompanhar em direto, numa transmissão web, a festa de aniversário no B.Leza.