A RTP é a televisão oficial da edição especial da Volta a Portugal. Acompanhe todos os pormenores da prova durante os seus 9 dias com início em Fafe, no dia 27, e término em Lisboa no dia 5 de outubro.
Num ano diferente e marcante para todos, a Volta a Portugal simboliza o que é ser português e nunca esquecendo valores como a resiliência e o espírito de sacrifício. Por isso, a RTP integra o pelotão e marca a sua presença com uma cobertura da competição que envolve a televisão, o online e a rádio. Este é um evento que a RTP vai levar a todos os portugueses.
Diariamente, entre as 15h00 e as 18h00, a RTP1 e os canais internacionais transmitem em direto a etapa do dia. A partir das 18h30, na RTP3, Inês Gonçalves traz-nos o balanço do dia, os protagonistas e todas as emoções vividas na etapa. Mas se quer acompanhar todos os pormenores, na RTP3 poderá seguir as reportagens na partida da etapa do dia e na RTP Play a cobertura em permanência durante todo o período da prova.
As etapas irão contar com os comentários do habitual e imprescindível Marco Chagas, que este ano vai acompanhar a Volta a Portugal de forma diferente, pois devido a um infortúnio não poderá estar no terreno junto aos corredores. Mas temos uma novidade ao nível do comentário, este ano junta-se à equipa RTP Hugo Sabido. A sua vasta experiência ao nível do ciclismo será certamente uma mais valia para o desafio que a RTP lhe lançou. Hugo Sabido fez carreira desportiva na modalidade em Portugal e no Estrangeiro, ao serviço da Seleção Nacional, bem como em equipas portuguesas e internacionais.
O jornalista João Pedro Mendonça será o narrador e fará igualmente reportagem juntamente com Inês Gonçalves, Carlos Manuel Albuquerque e Pedro Teichgraber, numa operação coordenada por Alexandre Santos.
Mas a cobertura da RTP traz também o programa Há Volta com os nossos apresentadores Catarina Camacho, Joana Teles e Tiago Goes Ferreira. De 27 de setembro a 5 de outubro, os “camisola-amarela” da RTP vão dar-nos a conhecer os locais por onde os ciclistas irão lutar pela vitória.
Catarina Camacho conta que “mesmo num ano tão atípico o Há volta não deixa de estar presente. É incrível. É um privilégio poder fazer parte deste programa desde 2006 e perceber que temos todos a capacidade de nos adaptar às contingências mais diversas, de forma a não perder a génese do programa. A Proximidade, ainda que agora com o distanciamento obrigatório, continua a ser o ADN desta referência tão acarinhada pelo público.”
O entusiasmo é também partilhado por Joana Teles, revelando que “vamos mostrar como um programa histórico se reinventa, levando até ao espectador uma edição especial, pautada pela adrenalina do costume, com muitas surpresas e participações especiais de figuras públicas! Vamos percorrer o país, dar-lhe vida na rua, mas sempre primando pelo profundo cumprimento de todas as regras de segurança. O Há Volta está a chegar e será imperdível!”
Uma edição diferente para todos, onde Tiago Goes Ferreira afirma estar “cheio de pedalada para superar esta edição especial da Volta com a alegria de sempre. Sim é diferente, sim é mais difícil. Mas daí a minha motivação. E uma certeza: vamos conseguir e até surpreender!!”
Nos dias da competição o Há Volta será transmitido entre as 10h00 e as 15h00 e ao fim de semana com um horário mais alargado. Levamos esta emocionante viagem pelo nosso País a todos os telespectadores e, com as reportagens de Inês Carranca, damos a conhecer os locais de partida das diferentes etapas. Um programa onde não faltará música, passatempos e muita animação!
A Antena 1, a rádio oficial da Volta a Portugal – Edição Especial, irá acompanhar em permanência a competição com o jornalista Pedro Ribeiro, através de diretos na chegada de cada uma das etapas e intervenções nos noticiários e nos espaços dedicados ao desporto.
Com 9 etapas e menos equipas devido ao contexto de pandemia, a Volta a Portugal tem início no dia 27 de setembro, em Fafe, e termina no dia 5 de outubro em Lisboa. A Volta a Portugal – Edição Especial é na RTP!