A epopeia das dinastias rivais que escreveram a grande história da Europa moderna.
No início da formação da Europa, famílias poderosas lutaram pelo domínio do continente e forjaram alianças para defender os seus interesses. Durante séculos competiram pelo poder, tanto através das armas como na intimidade do quarto. Alianças e traições, casamentos e adultérios, conspirações e assassinatos.
Neste jogo implacável da conquista do poder tudo é permitido, porque aqueles que não vivem coroados de glória perecerão na sombra. A verdadeira Guerra dos Tronos mostra como a sede do poder e as rivalidades desenharam o mapa da Europa, num retrato detalhado que revela uma epopeia de dinastias rivais que escreveram as grandes páginas da História.
Da Guerra dos Cem Anos ao início do Renascimento, esta série documental de quatro episódios narra os jogos de poder que colocaram em confronto esses poucos indivíduos “bem nascidos”, e mostra como a ganância, a ambição e as paixões humanas moldaram as nações europeias.
Parte 1: Declaração de Guerra (1328 – 1364)
No século XIV, o reino de França corre perigo: um rei inglês ambiciona a coroa francesa. O terror impera, uma nova técnica de guerra dizima o exército real e um rei francês é feito prisioneiro. Assim começa a Guerra dos 100 Anos, a mais longa e mais sangrenta da nossa História.
Parte 2: O Rei Louco e a Virgem (1392 – 1453)
No limiar do século XV, uma tragédia cai sobre uma França já enfraquecida. O Rei enlouqueceu, a Rainha faz uma aliança com o inimigo, uma guerra entre franceses provoca a invasão inglesa.
Uma camponesa em missão divina vem ao auxílio do Príncipe.
A Guerra dos 100 Anos toma um rumo radicalmente diferente: novamente, a morte espreita sobre o trono de França…
Parte 3: O Jogo das Alianças (1461 – 1483)
Na segunda metade do século XV, um rei maquiavélico tira a França da Guerra dos Cem Anos. Mas o seu trono ainda é cobiçado. Preparam-se batalhas e formam-se alianças. Um inimigo revelar-se-à o mais temível de todos: o reino de França vai demorar a recuperar o seu poder…
Parte 4: O Rei e o Imperador (1515 – 1558)
No início do Renascimento, o trono francês encontra-se mais uma vez sob ameaça: um Imperador ambiciona dominar toda a Europa. O rei de França está disposto a tudo para salvar o seu reino. A sua rivalidade acarretará 27 anos de guerra, mas um outro soberano irá servir de intermediário.
Após a Guerra dos Cem Anos, a França tem de se bater para viver em paz…