As séries de ficção da RTP1 estão entre os nomeados para os Prémios Sophia 2020. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Academia Portuguesa de Cinema, um mês antes da cerimónia de entrega dos galardões.
A RTP1 é a única estação de televisão que concorre aos Prémios Sophia 2020 na categoria de Melhor Série. Produções como Luz Vermelha, O Nosso Cônsul em Havana, Sul e Teorias da Conspiração mereceram a atenção do júri, o qual destaca a importância do canal para a indústria audiovisual em Portugal.
Nesta categoria, em 2019, recorde-se que a Academia Portuguesa de Cinema distinguiu a série portuguesa Sara, protagonizada por Beatriz Batarda, com argumento de Bruno Nogueira e realização de Marco Martins.
O filme A Herdade, que poderá ver na RTP1 em formato de série, está também representado nos Prémios Sophia 2020 com 14 nomeações, entre os quais, Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal e Melhor Direção de Fotografia.
Os vencedores dos Prémios Sophia 2020 serão anunciados no dia 22 de março, numa cerimónia no Casino Estoril e será transmitida na RTP2.
Os Prémios Sophia distinguem, anualmente, as melhores obras cinematográficas da indústria portuguesa, realçando a sua importância para o crescimento da atividade, que nos últimos anos tem vindo a ter grande exposição internacional. É o caso do filme A Herdade que, em 2019, foi candidato ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza.