A RTP e a Prime Video realizaram ontem, em Lisboa, a antestreia da série Operação Maré Negra, inspirada na história real do primeiro narcosubamarino intercetado na Europa, com a presença de alguns dos protagonistas incluindo Lúcia Moniz, Álex González, Leandro Firmino, David Trejos, do realizador português da série, João Maia e dos representantes das Ficción Producciones e Ukbar Filmes.
Os meios de comunicação social, representantes da indústria e personalidades do cinema e televisão como Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Ricardo Carbonero, Head of Contents da Prime Video em Espanha e Portugal e José Fragoso, Diretor de Programas da RTP1, entre outros, encontraram-se na passadeira vermelha para acompanhar os protagonistas na estreia.
Os quatro episódios da série Operação Maré Negra contam com produção da Ficción Producciones, com Mamen Quintas e Júlio Casal como produtores executivos, em conjunto com as televisões das regiões autónomas CCMA, CRTVG, SAMC, EITB MEDIA, TVPC, RTPA e IB3, lideradas pela TVG que coproduz em Espanha. Em Portugal, a RTP através da Ukbar Filmes com Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (O Homem Que Matou Dom Quixote, Soldado Milhões) são coprodutores com o apoio da AGADIC e PIC Portugal. A série estreia hoje na Prime Video em Espanha, Portugal e Brasil e no dia 14 de março, às 22h30, na RTP1.
Operação Maré Negra transporta-nos até novembro de 2019, quando um submergível artesanal atravessa o Oceano Atlântico com 3 toneladas de cocaína. Lá dentro, 3 homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida.
Com a estreia da série de ficção vai também chegar a 11 de março em exclusivo à Prime Video e a 22 de março à RTP1 a Operação Maré Negra: A Travessia Suicida, realizada pelo colombiano Luis Avilés e produzida pela Ficción Producciones. A série documental de quatro episódios vai abordar a travessia real de 26 dias no Oceano Atlântico do submarino intercetado na costa galega com cocaína no seu interior, tripulado por Augstín Álvarez, antiga promessa do boxe amador espanhol.