Esta sexta-feira, a RDP África comemora 26 anos de emissões com uma programação em direto e junto do público.
Ao longo do dia, entre as 08h00 e as 17h00, os estúdios da RDP África enchem-se de música com atuações ao vivo de Lucibela, Anastácia Carvalho, Karyna Gomes e Milton Gulli (a partir da Polónia), DJ Mandas, Zé Manel, Monaxi, Kutonoka, Otis e Anabela Aya.
Neste dia realizamos uma edição especial do Debate Africano, em direto do Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa. A partir das 19h00, juntam-se à mesa Sheila Khan, Abilio Neto e Tony Tcheka, num debate moderado por João Pereira da Silva.
Ao longo do dia, a RDP África vai estar na rua das capitais dos países africanos de língua portuguesa, entrando desta forma na vida de quem ouve a Rádio todos os dias. Espreitamos as artes, sentimos os cheiros, provamos os sabores. Para Nuno Sardinha, subdiretor da RDP África , “a aposta nas comemorações deste ano é um regresso da rádio aos ambientes de rua, depois de dois anos marcados pela pandemia de Covid-19”.
Tudo começou há 26 anos nos estúdios de São Marçal, em Lisboa. A RDP África passou a ser ouvida em FM em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em janeiro de 1997 iniciaram-se as emissões para as comunidades africanas da Grande Lisboa, seguindo depois Coimbra e Faro e, mais recentemente, o Grande Porto. São 25 emissores de uma rede que liga milhões de falantes da língua portuguesa em diferentes continentes, hoje complementada por parcerias com mais de 100 estações locais e comunitárias em África e que põe em contacto, através da RDP África, os que estão cá e os que estão lá.RDP África celebra ao vivo 26a
Hoje, como há 26 anos, estamos todos juntos numa rádio que é de todos. RDP África – Muitos Povos, Uma Rádio.