Festival da Canção 2018 dá oportunidade a novos valores da música nacional.

A RTP vai escolher o 50º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018. O seu apuramento será feito através do Festival da Canção 2018, que vai ser constituído por duas semifinais, que terão lugar nos dias 18 e 25 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e por uma final no Multiusos de Guimarães, a 4 de março.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como no Festival da Canção 2017, serão eles a definir os respetivos intérpretes.

Por outro lado, o vencedor do Festival da Canção 2017, Salvador Sobral, convidará um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP.

Mas na edição de 2018 do Festival da Canção, a RTP vai ter também dois lugares muitos especiais reservados para novos talentos da música nacional:

 

·         Um deles será selecionado através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 15 de setembro. O júri criado para o efeito será presidido pelo compositor Tozé Brito e constituído por: Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo. O compositor selecionado deverá apresentar a concurso uma canção inédita.

·         A última vaga nas semifinais resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções inéditas com uma duração máxima de três minutos. E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal, que tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os portugueses que vivem fora do país. A receção e a escolha destas candidaturas faz-se através de maquetes disponibilizadas, com a indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição no formulário disponível em: http://antena1.rtp.pt. O júri que irá proceder à avaliação das músicas inéditas enviadas será constituído por: António Macedo (presidente), João Gobern, Miguel Guedes (Blind Zero), Mariza Liz (Amor Electro) e Iolanda Ferreira.

Toda a informação disponível em rtp.pt/festivaldacancao e em rtp.pt/antena1

Relacionados