O Lumina Festival da Luz está de regresso para a 7.ª edição que, uma vez mais, promete iluminar as noites de Cascais. De 21 a 23 de setembro, instalações de luz artísticas, projetos interativos e vídeo mappings imersivos vão estar espalhados pela vila de Cascais nas zonas da baía, marina, jardins e ruas da vila.
Com investimento da Câmara Municipal de Cascais, Embaixadas e privados, o LUMINA é um evento único que reforça a identidade de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho.
Este ano, a viagem tem como protagonistas Cores e Formas, celebradas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais, que guiam o público ao longo de um percurso dinâmico de experiências emocionais e sensoriais.
Visitado por mais de 400 mil pessoas, o Festival é considerado pelo The Guardian como um dos 10 melhores Festivais de Luz na Europa e foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, pelo EFFE como Remarkable Festival em 2017-2018.
A RTP é media partner do festival e apadrinha a obra de Ivo Schoofs, artista holandês.
Large Pendulum Wave é um fenómeno físico baseado em 15 pêndulos independentes de diferentes comprimentos, ajustados com precisão para o período de balanço e montados num quadro estável. Cada pêndulo pode balançar de forma independente.
Devido à diferença de comprimentos, a frequência de oscilação é diferente para cada pêndulo, fazendo com que se produza uma dança de ondas quase caóticas.
O trabalho de Ivo Schoofs (1972) celebra o movimento na sua mais natural ocorrência, baseado em fenómenos naturais e físicos, gravidade, calor, luz, fricção e surpresa. Através de instalações audiovisuais de grande escala, o artista oferece ao espetador uma experiência sensorial com base na própria natureza.
O Lumina Festival da Luz promete transformar Cascais na experiência mais luminosa do verão.