A aventura arquitetónica, museológica e cultural da criação do museu do Louvre Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Um projeto titânico, com um custo estimado de 108 milhões de euros: um complexo espetacular, inspirado nas medinas, composto por um conjunto de edifícios brancos com uma cúpula de estrelas de metal através das quais passam os raios de sol, criando um efeito que o arquiteto francês Jean Nouvel descreveu como “chuva de luz”.
Um museu ligado ao mais célebre museu francês, com uma extraordinária coleção, apresentando obras de arte tanto da antiguidade como trabalhos contemporâneos organizados cronologicamente e que marca um passo importante numa política de diversificação de receitas das monarquias petrolíferas.
Neste documentário de Bernard George acompanhamos o processo de criação do museu na ilha de Saadiyat, para descobrir como o conceito arquitetónico de Jean Nouvel, que joga com a relação entre o interior e o exterior e as alterações de luz, oferece um elo de ligação entre tradição e modernidade e estabelece uma ponte entre culturas. Percebemos também os desafios educativos e culturais da implementação do museu do Louvre Abu Dhabi.