O Pavilhão Multiusos de Guimarães acolheu, na noite de 4 de março, a grande final do Festival da Canção 2018 que levou a palco as 14 canções finalistas escolhidas nas duas semifinais do certame.

A dupla de anfitriões Pedro Fernandes e Filomena Cautela conduziu quase 4 horas de um espetáculo que contou com homenagens às Doce, a Simone de Oliveira e a Fernando Tordo e ainda com a atuação de Luísa Sobral, a compositora de “Amar Pelos Dois”, a canção que ofereceu o 1.º lugar a Portugal no Festival da Eurovisão em 2017.

 

A votação foi renhida até ao fim, com as canções de Júlio Resende, “Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada” (interpretada por Catarina Miranda), e de Isaura, “O Jardim” (interpretada por Cláudia Pascoal), a disputarem o primeiro lugar. A primeira foi a mais votada pelo júri regional, mas o televoto foi soberano e acabou por consagrar Cláudia Pascoal como a intérprete escolhida para representar Portugal na Eurovisão.

 

No final, compositores e intérpretes subiram ao palco, encerrando, assim, a demanda pelo grande vencedor do Festival da Canção 2018.

 

Veja aqui as fotografias da grande final do Festival da Canção.