Festival Jovens Músicos dias 5, 6 e 7 de outubro na Fundação Gulbenkian

É nos dias 5, 6 e 7 de outubro que se realiza a 7ª edição do Festival Jovens Músicos, destinada a encerrar a 31ª edição do Prémio Jovens Músicos e que este ano contou com 282 músicos concorrentes e com vencedores em oito categorias/instrumentos: Violino (nível superior), Guitarra (nível superior), Trompa (nível superior), Tuba (nível superior), Contrabaixo (nível médio), Canto, Música de câmara (nível superior) e Música de câmara (nível médio).

A rádio pública organiza e apresenta, em parceria com a Fundação Gulbenkian, este festival com 10 concertos e duas conferências.

 

Para além de divulgarmos o talento dos vencedores da presente edição, convidámos alguns laureados de edições anteriores com valor reconhecido para se apresentarem em concerto na Fundação Gulbenkian. Ouviremos, por exemplo, o agrupamento Home de João Barradas (jazz), Agostinho Sequeira (percussão), Nuno Inácio (flauta) e Cândido Fernandes (piano).

No ponto culminante deste ano será eleito, entre os vencedores dos diversos instrumentos a concurso, um “jovem músico do ano”. A escolha será feita no primeiro dia do Festival, durante o Concerto da Grande Final PJM com a Orquestra Gulbenkian (dirigida pelo ex-laureado Nuno Coelho) a acompanhar cada um dos solistas. Dois dias depois, o vencedor interpretará um concerto completo com a Orquestra Gulbenkian no Concerto de Gala (dia 7 de outubro). Neste mesmo concerto teremos a rara oportunidade de escutar o Concerto para Flauta de Alexandre Delgado e a obra Entropia de Inês Badalo, vencedora do Prémio de Composição SPA/Antena 2. Os laureados na categoria de música de câmara apresentam-se, por sua vez, no 2º dia do Festival.

Esta edição do Festival Jovens Músicos decorre sob o lema do encontro ou cruzamento de culturas Ocidente/Oriente, o binómio que remete para a importância das relações entre a cultura musical europeia e a cultura asiática. Nesse sentido o Festival inclui, entre outros, uma apresentação ao vivo do Ensemble de Gamelão Yogistragong (sob a direção de Elizabeth Davis), dois recitais com músicos oriundos da China (o Trio de Piano da Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau), de Taiwan (Quarteto de Cordas Cheng), um recital com flautas Shakuhachi (César Viana), e uma apresentação ao vivo com música do norte da Índia (Raga Bhimpalasi com Stephen Bull). Há ainda duas conferências (com participantes como os escritores Almeida Faria e Adalberto Alves, o pintor José de Guimarães, ou o compositor Ivan Moody) para refletir sobre essa ponte histórica e atual entre a Europa e a Ásia.

Poderemos assistir ainda aos concertos da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa (direção de Alberto Roque), da Orquestra Sinfónica Ensemble (direção de Cesário Costa) e dos agrupamentos Melleo Harmonia e Serenade Ensemble.

A rádio pública assegura a transmissão de todos os concertos em direto na Antena 2, providenciando ainda a transmissão vídeo online e o acompanhamento no Facebook. A RTP2 irá efetuar a transmissão do Concerto de Laureados, no dia 5 às 23h00, e do Concerto de Gala, em direto, às 22h00 de dia 7, evento que encerra o Festival Prémios Jovens Músicos de 2017.