De 30 de setembro a 2 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa

<Ver programa aqui>

Quase a cumprir três décadas a descobrir novos talentos, o PJM volta a fechar mais uma edição promovendo o 5º Festival Jovens Músicos, que decorrerá entre 30 de setembro e 2 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma parceira já de longa data deste grande evento.

Durante os dias do Festival, a RTP2 e, em especial, a Antena 2 irão acompanhar com particular atenção todo o evento. A Antena 2 inicia a sua emissão, em direto, a partir das 17h00, onde incluirá a transmissão de todos os concertos certame. No que se refere à RTP2, iremos transmitir o concerto da Grande Final PJM (dia 30, às 22h00) e o Concerto de Gala (dia 2, às 22h00).

No Festival Prémio Jovens Músicos iremos ouvir os laureados nas várias categorias que estiveram a concurso na 29ª edição do PJM – solistas e música de câmara. E onde contaremos também com a participação de alguns vencedores doPJM, que poderemos ouvir como solistas convidados ou integrados nos agrupamentos e orquestras que se associam a este evento. São disso exemplo, o maestro José Eduardo Gomes, que irá dirigir a Jovem Orquestra Portuguesa e aOrquestra Juvenil Geração, e os solistas Adriana Ferreira (flauta), Pedro Lopes (violino), Ricardo Gaspar (viola) e a soprano Marina Pacheco.

Nesta 5ª edição marcamos também a diferença pela atenção à música portuguesa, com especial realce para criações assinadas por jovens compositores nacionais. De destacar a estreia absoluta da obra de Fábio Cachão, Intermitências, que será ouvida no Concerto de Gala, interpretada pela Orquestra Gulbenkian. A sua obra foi distinguida por um júri formado pelo maestro Jean-Marc Burfin e pelos compositores Fernando Lapa e Carlos Marecos, no âmbito do 4º Concurso de Composição SPA – Antena 2.

Outras estreias serão ouvidas, como as obras de Nuno P. Pinho, Edward Ayres d´Abreu, Filipe Melo e Gonçalo Gato (Ensemble Mpmp) e uma estreia nacional de uma peça orquestral de Pedro Lima (JOP).

O Festival Jovens Músicos dedicará, ainda, especial atenção ao tema da música como fator de inclusão, apresentando um conjunto de eventos dedicados a este tema. Neste contexto, é com grande alegria que nos associamos a projetos de um valor inestimável, como o Ensemble Juvenil de Setúbal e a Orquestra Juvenil Geração, apresentando-os em dois concertos no dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música.

Este ano, com a criação de uma nova parceria com o Festival Harmos, o agrupamento internacional Stratos Quartett será apresentado pela primeira vez neste festival.

Relacionados