A 30ª edição do Festival do Crato vai contar com a presença de grandes nomes de âmbito nacional e internacional, apostando na qualidade e na diversidade como meio para afirmar a centralidade da vila alentejana, no quadro da Região e do País. O cartaz do Festival será constituído por 3 artistas por noite e 1 Dj todas as noites, sendo que a seu tempo serão revelados os nomes já confirmados.
O Festival do Crato – assim nomeado desde 2010 – é o festival da música, mas também do artesanato, da gastronomia e da cultura popular. Nascido em 1984 e, então, batizado como Feira de Artesanato e Gastronomia, o evento vem conquistando, ano após ano, uma enorme notoriedade, alcançando um lugar de destaque no panorama das iniciativas da mesma natureza, tendo-se transformado num dos maiores Festivais de Verão – e até no mais económico! – do país.
Atualmente, o Festival mantém a sua razão de ser inicial: constituir-se como um elemento de promoção dos valores culturais e tradições desta região alentejana e como um dos fatores de desenvolvimento cultural, económico e social do concelho do Crato. Adaptando-se e atualizando-se na sua forma de comunicar – através de uma programação atrativa – o Festival do Crato, pretende igualmente divulgar a identidade da região e valorizar a sua oferta cultural junto de mais públicos, nomeadamente os públicos jovens.
Um dos marcos de destaque do Festival do Crato teve lugar em 2011 com o reconhecimento do seu prestígio e importância na região, tendo-lhe sido atribuído o Prémio “Mais Turismo” da Revista Mais Alentejo, depois de ter sido nomeado por um painel qualificado e ter merecido uma votação online que atingiu scores históricos.
Mais informações sobre o cartaz musical e a restante programação brevemente.
A Antena3 tem acompanhado este Festival nos últimos anos. Veja aqui as fotos de bandas como os Skunk Anansie, Diabo na Cruz, Sétima Legião, Boss AC, Amor Electro, entre outros.