Decorreu na última semana de fevereiro o Festival Antena 2. Foram quatro dias de uma programação vasta com concertos, humor, conferências e teatro. Uma montra ao vivo daquilo que escutamos diariamente na rádio pública a partir do Teatro Nacional São João, na cidade do Porto.

 

Todos os eventos foram transmitidos em direto na Antena 2, enquanto os espetáculos no palco principal do São João puderam ser acompanhados, via streaming, na RTP Palco. Uma operação complexa, entre as marcas da RTP e que envolveu várias equipas, que corresponderam ao desafio, conforme sublinha João Almeida, diretor da Antena 2: “este festival testou a capacidade de articulação e o espírito empreendedor de diferentes áreas da RTP, neste caso a rádio e a multimédia, unidas na missão de promover uma grande instituição cultural como o Teatro Nacional São João e uma diversificada geração de grandes músicos e notáveis criadores”.

 

O Festival Antena 2 regressou à programação cultural do país dois anos depois, uma ausência justificada pela pandemia. Os tempos atuais trouxeram ao evento grandes desafios, mas também novas oportunidades: “Este festival prova que o mundo da cultura e da música em especial soube manter um elevadíssimo nível artístico e criativo apesar dos constrangimentos da pandemia“.

 

Referência a nível nacional, o Festival Antena 2 assume uma enorme importância para a estratégia da rádio pública pois, segundo João Almeida, traz “a Antena 2 para o terreno, em associação com uma grande instituição como o Teatro Nacional São João, mostrando a diversidade de conteúdos e a qualidade da produção cultural que distingue sem dúvida o serviço público de rádio, com particular destaque para toda uma geração de jovens intérpretes na área da música clássica“.