Quarta, 13 de Março às 22:55, na RTP2

O senegalês Moussa Touré mostra o lado mais sombrio da história, partilhado por muitas nações, que todos devemos conhecer

 

A escravatura é um lado sombrio da história partilhado por muitas nações, de França a Portugal, dos Estados Unidos à Austrália. Mas para além das descrições dos livros da escola e de algumas datas memoráveis, o que realmente sabemos da luta para pôr fim ao tráfico de escravos no Atlântico?

Na segunda metade do século XIX, a escravatura e o negócio dos escravos foram teoricamente proibidos. O conceito do abolicionismo espalhou-se por todas as colónias dos diversos impérios. Contudo, o negócio dos escravos continuou e trouxe ainda mais injustiça e violência a um mundo à beira de uma grande mudança.

 

 

Baseado em preciosos registos, como diários, cartas e diários de bordo escritos por escravos, armadores, traficantes ou colonos, este documentário-ficcionado do realizador senegalês Moussa Touré reúne numerosos testemunhos de uma época dramática.

 

Ficha Técnica

Título Original

Bois d’ébène

Realização

Moussá Touré

Intérpretes

Adja Katy Touré (Yanka), Khadim Séne (Toriki), Eric Herson-Macarel, Jean-Baptiste Puech, Mame Cheikhou 'Sanekh' Guèye, Alban Casterman, Olivia Brunaux, Jean-Philippe Ricci, Guillaume Briat, Erico Salamone, Dorylia Calmel (voz), Lucien Jean-Baptiste (voz), Carlo Brandt (voz)

Argumento

Jacques Dubuisson

Edição

Josie Miljevic

Música

René Marc Bini

Produção

Elisabeth Kiledjian | Les Films d'Ici, Les Films du Crocodile, France Télévisions, Curiosity Stream, RSI, RTBF

Ano

2016

Duração

90'

Relacionados