Origem do Dia das Mentiras
Acredita-se que o dia 1 de abril seja considerado Dia das Mentiras desde que, em França, em meados do séc. XVI, foi adotado o Calendário Gregoriano. O Ano Novo, anteriormente comemorado a 25 de março, e com festas que duravam até 1 de abril, passou a ser comemorado a 1 de janeiro.
Aos franceses que resistiram à mudança de calendário, e ainda consideravam 1 de abril como início do ano, começaram a ser enviados presentes estranhos e convites para festividades inventadas.
As melhores mentiras de sempre
– Uma das mentiras mais bem sucedidas da história tem como protagonista Thomas Edison, responsável por inventar a lâmpada elétrica. O jornal nova-iorquino “Graphic” noticiou que Edison tinha inventado uma máquina que transformava a água em vinho. Vários jornais acreditaram na história e publicaram-na.
– A BBC emitiu uma peça jornalística sobre uma árvore capaz de produzir esparguete. Apesar de ser uma brincadeira, a reportagem levou várias pessoas a telefonar para a estação inglesa a perguntar como poderiam ter uma árvore daquelas. A BBC aconselhava-as a plantar molho de tomate e a esperar.
– O “The Independent” anunciou que Portugal tinha vendido Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de euros.
– Em 1962 a Suécia tinha apenas um canal de televisão, que transmitia tudo em preto e branco. Um técnico da estação apareceu na emissão a dizer que para terem imagens a cores as pessoas tinham que cobrir o televisor com uma meia fina de nylon.
– O astrónomo britânico Patrick Moore anunciou na rádio que no dia 1 de abril de 1976, precisamente àss 9:47 da manhã, Plutão passaria por trás de Júpiter causando um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade na Terra. Moore disse aos ouvintes que se eles saltassem naquele exato momento teriam uma sensação de flutuação. Resultado: centenas de pessoas ligaram para a emissora a reportar o sucesso da experiência.
– Em 1992, a Rádio Nacional Pública dos EU, anunciou que o ex-presidente Richard Nixon concorreria novamente à presidência norte americana e que seus slogans seriam algo como “Eu não fiz nada naquela época e não vou fazer nada novamente.”
– A revista Discover anunciou que o biólogo italiano Aprile Pazzo tinha descoberto na Antártica um animal chamado “hothead naked ice borer” (“inseto nú de cabeça quente”).
– Uma newsletter chamada New Mexicans Pela Ciência e Razão publicou um artigo que dizia que o Estado do Alabama tinha votado para arredondar o valor do “PI”.
– O Burger King anunciou o lançamento do Whooper para canhotos, a fim de atender ao público de 32 milhões de canhotos existentes no país. De acordo com o anúncio, seria igual ao Whooper normal mas com uma rotação de 180 graus na hora de serem colocados no pão.
– A Google começou com o «mental plex» (leitura dos pensamentos) e seguiu pelo Google Nose (pesquisa por cheiros), pelo Google Romance (pesquisa da alma gémea) ou pelo Google Translate For Animals (ferramenta de tradução dos pensamentos dos animais domésticos).
E você, já mentiu hoje?