São décadas de história – concursos, musicais peças de teatro para televisão e programas de humor. O que o Arquivo RTP tem de melhor está em exposição na Torre do Tombo, em Lisboa a partir de amanhã e até fevereiro do próximo ano.
A exposição chama-se “Fotografia de Cena na Era do Preto e Branco” e tem pérolas como Amália Rodrigues num teleteatro, Nicolau Breyner e Herman José a contracenarem como Sr. Feliz e Sr. Contente ou mesmo Carlos Cruz em antigos concursos RTP.
Gonçalo Reis explicou que as 90 fotografias em exposição são apenas ” a ponta do iceberg do que é o Arquivo RTP. O Arquivo está bem tratado, está catalogado e digitalizado e é uma estrutura essencial do património RTP”.
O presidente do Conselho de Administração da RTP levantou o véu das comemorações dos 60 anos da RTP – completos em março do próximo ano – revelando que o Arquivo RTP estará disponível online, para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
As fotografias em exposição são de apenas 2 fotógrafos: Testa Santos e Olavo Moreira e são, nalguns casos, os únicos registos de vários programas ou eventos gravados pela RTP.
Num dia especialmente triste para a RTP, com a notícia da morte do Provedor do Telespectador, Jaime Fernandes, o Presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Reis, não quis deixar de prestar uma pequena homenagem a um homem que enriqueceu também o Arquivo RTP.
A exposição estará na Torre do Tombo, em Lisboa, até fevereiro de 2017, com entrada livre, e pretende-se que depois viaje um pouco por todo o território de Portugal.
Texto: Inês Espojeira