A RTP anunciou, na tarde de dia 7 de novembro, mais detalhes sobre a mega operação que está a ser preparada para receber o Festival Eurovisão da Canção em 2018. A apresentação teve lugar no Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, e a escolha não foi aleatória.

 

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração do canal público, iniciou a conferência ao dizer:

Vamos fazer um evento que vai ser simultaneamente a Eurovisão mais económica e também das mais interessantes e criativas de sempre“.

 

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

 

Seguem-se as novidades, já que, para que mais pessoas tenham acesso ao maior evento do mundo da música, a Eurovisão vai ser alargada a vários pontos da cidade.

 

Eurovision Village: o Terreiro do Paço foi pensado para todos os que não conseguirem lugar nas semifinais e final da Eurovisão e será palco de noites temáticas, espetáculos ao vivo, programação musical de vários géneros e para vários públicos, terá um ecrã gigante, ativações de marca, um “Eurovision Café”, animação de rua e um estúdio da RTP, especialmente preparado para emissões especiais.

 

Euroclub: um espaço de diversão noturna com atuações, festas e DJs. Apenas os fãs e a imprensa devidamente acreditada terão acesso, assim como as respetivas delegações e, naturalmente, os artistas dos vários países. Nuno Galopim garante que será à beira-mar, apesar de o local ainda não estar definido.

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

 

Blue Carpet: será a cerimónia oficial de abertura do Festival da Eurovisão na cidade de Lisboa e vestir-se-á de azul para o desfile dos artistas, das delegações e dos comentadores das estações de televisão de cada país.

 

Programas Sociais: para que as delegações dos 41 países que visitam Portugal conheçam a cidade de Lisboa.

 

Presença de marca: a cidade ficará “vestida” de Eurovisão, através da imagem gráfica especialmente desenhada para o evento por Nicolau Tudela, diretor de arte da RTP.

 

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

 

  • All Aboard!” é o claim criado para a edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção, convidando a comunidade internacional a celebrar a Europa e a música. A este slogan está associado um logotipo principal com 12 variações gráficas que representam a diversidade de Portugal que sempre ligou a Europa ao Mundo através do seu oceano.

 

  • O tema do claim e da imagem gráfica baseia-se na diversidade da vida nos mares e na história de Lisboa como o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo. É hoje a cidade da diversidade, do respeito e da tolerância, que partilha os valores que a Eurovisão representa. Através do mar, Portugal convida a comunidade internacional a unir-se na competição deste ano. São todos bem-vindos, “All Aboard!”

 

A Europa é um conjunto de países e isso também inspirou a equipa criativa da RTP a produzir múltiplos logotipos para a edição de 2018, em vez de uma imagem gráfica única. Foi desenhado um logotipo principal e 12 variações baseadas no conceito da variedade da vida nos oceanos e nas maravilhas do mundo flutuante, como o plâncton e uma variedade de outros organismos que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Através destes múltiplos logotipos, o conceito gráfico retrata os temas-chaves como a diversidade, o respeito e a tolerância.

 

 

Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje em dia, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que dá as boas-vindas a todos os que entrem a bordo, ‘All Aboard!’” – Gonçalo Madaíl – Creative Manager of RTP

 

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

 

Nós estamos extremamente satisfeitos com o tema criativo e os logotipos para o concurso deste ano, que refletem a história de Lisboa e realçam os valores fundamentais da Eurovisão, incluindo a diversidade. O oceano liga-nos a todos, e a sua variedade pode servir de inspiração a cada uma das 42 televisões participantes que esperamos ver em Lisboa no próximo mês de maio.” – Jon Ola Sand, the EBU’s Executive Supervisor of the Eurovision Song Contest

 

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

 

  • No Festival Eurovisão da Canção 2018, em Lisboa, vão participar 43 países. Esta será a 63ª edição do concurso realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) em parceria com a RTP. 2018 será a estreia de Portugal neste certame depois de Salvador Sobral ter dado ao país a sua primeira vitória em 53 anos de competição. A Suécia irá participar pela 60ª vez; a Rússia volta a integrar a lista dos países concorrentes.

 

  • O Festival Eurovisão da Canção 2018 realiza-se em Lisboa, com as semifinais a decorrerem a 8 e 10 de maio e a final a 12 de maio.

 

Lista de países e televisões de serviço público, que fazem parte da UER, que participam em 2018 no Festival Eurovisão da Canção em Lisboa:

 

  • Albânia (RTSH)
  • Arménia (AMPTV)
  • Austrália (SBS)
  • Áustria (ORF)
  • Azerbaijão (ICTIMAI TV)
  • Bielorrússia (BTRC)
  • Bélgica (VRT)
  • Bulgária (BNT)
  • Croácia (HRT)
  • Chipre (CYBC)
  • República Checa (CT)
  • Dinamarca (DR)
  • Estónia (ERR)
  • Finlândia (YLE)
  • França (FT)
  • Alemanha (ARD/NDR)
  • Geórgia (GPB)
  • Grécia (ERT)
  • Hungria (MTVA)
  • Islândia (RUV)
  • Irlanda (RTE)
  • Israel (IPBC/KAN)
  • Itália (RAI)
  • Letónia (LTV)
  • Lituânia (LRT)
  • Macedónia
  • Malta (PBS)
  • Moldávia (TRM)
  • Montenegro (RTCG)
  • Holanda (AVROTROS)
  • Noruega (NRK)
  • Polónia (TVP)
  • Portugal (RTP)
  • Roménia (TVR)
  • Rússia (C1R)
  • San Marino (RTV)
  • Sérvia (RTS)
  • Eslovénia (RTVSLO)
  • Espanha (TVE)
  • Suécia (SVT)
  • Suíça (SRG/SSR)
  • Ucrânia (UA:PBC)
  • Reino Unido (BBC)

 

Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP

Relacionados