Quando Salvador Sobral venceu em Kiev, Caetano Veloso rapidamente tornou público nas redes sociais a profunda admiração e apoio ao artista português. Este encontro em palco é a mais bonita forma de mostrar ao mundo a admiração que estes dois artistas têm um pelo outro.
Caetano Veloso, um dos nomes mais importantes da música brasileira, foi um dos fundadores do Tropicalismo nos anos 60, um movimento que misturou elementos tradicionais da cultura brasileira com influências estrangeiras para a criação de uma arte brasileira e original. A canção Tropicália, de 1967, integrada no álbum Domingo que Caetano gravou com Gal Costa, é o símbolo dessa nova criação que mudaria para sempre a música brasileira. O Tropicalismo assumiu o seu lado político quando num Festival da Canção da TV Globo o grupo foi vaiado e desclassificado ao apresentar a canção.É Proibido Proibir. Caetano discursou contra a plateia e contra o júri e foi preso juntamente com Gilberto Gil. No ano seguinte ambos partiram para o exílio em Londres. Caetano gravou em inglês, escreveu para Roberto Carlos e Elis Regina, escreveu artigos para a imprensa brasileira. Em 1971 voltou ao Brasil, lançou o álbum Transa e começou a conquistar o Mundo. Israel, Portugal, França, o continente africano foram os seus palcos. Rendida aos discos Outras Palavras e Totalmente Demais, a crítica dos Estados Unidos saúda o cantor e compositor. O New York Times convida-o para ser cronista. Nos anos 90, Caetano Veloso volta a gravar em outras línguas, onde experimenta o espanhol e o italiano. No disco Noites do Norte, em 2000, faz uma homenagem às culturas negras e do seu papel no Brasil. Em 2001, Pedro Almodovar convida-o para participar no filme Hable com Ella, onde interpreta, numa cena, o tema Cucurrucucu Paloma. Vencedor de numerosos Latin Grammy Awards, Caetano Veloso foi distinguido em 2012 com um Person of the Year Award. Atualmente, Caetano Veloso apresenta-se ao vivo com os seus três filhos Moreno, Zeca e Tom, num espetáculo chamado Ofertório, que estreou no Rio de Janeiro em outubro de 2017 e que passará pela Europa durante o verão.
Em 2017, Salvador Sobral conquistou as atenções em Kiev com a música Amar Pelos Dois e venceu o Festival Eurovisão da Canção, trazendo pela primeira vez o troféu da Eurovisão para Portugal. O seu regresso ao palco do Festival Eurovisão da Canção é um dos momentos mais aguardados da Grande Final.
Caetano Veloso e Salvador Sobral juntam-se às restantes atuações já reveladas que marcam a Grande Final do Festival Eurovisão da Canção 2018.
Os bilhetes para os três espetáculos da Grande Final do Festival Eurovisão da Canção 2018 já se encontram esgotados. O espetáculo ao vivo, a 12 de maio, será transmitido em direto pela RTP1.