Uma arte milenar que combina dança, acrobacia e artes marciais num documentário de Francisco Manso
A ópera chinesa é um espetáculo surpreendente com muitos séculos de existência e este filme produzido e realizado por Francisco Manso regista aquilo que o público vê e a que adere com entusiasmo, e toda a preparação dos espetáculos. Um mundo fascinante revela-se aos nossos olhos. Forma popular de drama e teatro musical, com uma estética muito particular, a ópera chinesa combina em palco música e dança, acrobacia e artes marciais, trajes e maquilhagens elaboradas, mímica e humor.
A Ópera Cantonense, um subgénero da ópera chinesa, tornou-se predominante na província de Guangdong, sendo também de enorme popularidade em Hong Kong e Macau. As diversas associações de ópera chinesa existentes em Macau têm vindo a divulgar esta arte no território. É vulgar assistir-se a representações de ópera chinesa junto aos templos onde, para o efeito, são montadas estruturas de bambu.
Junto ao Templo de A-Má, deusa, segundo a lenda, ligada à fundação de Macau, vamos acompanhar o Grupo Dragão Dourado nas suas diversas representações. O apelo a tantas artes que é apanágio da ópera chinesa faz dela uma arte maior de um país milenar, que pode ser vista em Macau, um território onde o oriente e o ocidente se encontram e cuja cultura nos surpreende a todo o momento.
Dia 6 | Yueju, a Ópera Chinesa em Macau – RTP2
O mundo fascinante da ópera chinesa, revelado no documentário ‘Yueju, a Ópera Chinesa em Macau’, quarta-feira, a partir das 23:05 em estreia na RTP2
Publicado por RTP2 em Quarta-feira, 30 de outubro de 2019