Bailado em três atos de Wayne McGregor, inspirado na obra literária de Virginia Woolf, com música original de Max Richter
O tríptico de Wayne McGregor (Stockport, 1970), inspirado em três romances e nos diários de Virginia Woolf (1882-1941), foi aclamado pela crítica na sua estreia e ganhou o prémio de Melhor Coreografia Clássica do Critics’ Circle Award e o prémio para a Melhor Nova Produção de Bailado do Olivier Award.
Cada um dos três atos é inspirado em três histórias de referência de ‘Virginia Woolf: Mrs Dalloway’, ‘Orlando’ e ‘As Ondas’ e em elementos das suas cartas, ensaios e diários. O bailado expressa o âmago de uma vida de artista guiada pela descoberta de uma realidade moderna, mais livre e única, e dá vida ao mundo de Virginia Woolf de “granito e arco-íris” onde os seres humanos são ao mesmo tempo corpo físico e essência incontida.
Há muito na vanguarda da dança, Wayne McGregor cria o primeiro grande trabalho para o Royal Ballet, com música original do famoso compositor britânico Max Richter (Hamelin, 1966) que compõe uma partitura especial e única onde combina música orquestral e eletrónica.
«A vida não é uma série de lâmpadas dispostas simetricamente; a vida é um halo luminoso, um invólucro semitransparente que nos envolve desde o começo da consciência até o fim… a verdadeira matéria do romance é um pouco diferente daquela que a convenção nos habituou a considerar.» Virginia Woolf – Ficção Moderna