A RTP Internacional apresentou hoje a série documental “Vote in the USA”, um trabalho da autoria de José Alberto Lemos, de 10 episódios, sobre os portugueses e luso-descendentes que desempenham cargos de grande relevo na política norte-americana.

A emigração portuguesa para os EUA tem mais de um século, mas o envolvimento de portugueses na vida política e cívica americana é relativamente recente. Pelo menos, um envolvimento relevante que se traduza na ocupação de cargos eleitos e representativos das comunidades onde se inserem.

 

Ao contrário de outras comunidades imigradas nos EUA, os portugueses mantiveram-se afastados da vida política americana durante várias gerações. Uma atitude que começou a mudar recentemente. Hoje existem nos EUA inúmeros portugueses – ou descendentes de portugueses – que se envolveram na vida política americana e desempenham cargos eleitorais relevantes ao nível local, estadual e federal. Inclusivamente, existem alguns lusodescendentes que desempenham ou desempenharam cargos da maior importância no sistema político americano, como é o caso de David Simas, que foi assessor do presidente Obama na Casa Branca e é agora o CEO da Fundação Obama.

 

É sabido que muitos portugueses que emigraram para os EUA concretizaram naquele país o seu “american dream” nas mais variadas atividades profissionais e isso tem sido objeto de reportagens ou documentários que a RTP tem exibido ao longo dos anos. Até hoje não foi feita qualquer série sobre aqueles lusodescendentes que se envolveram na política americana, que disputaram eleições democráticas, que mereceram a confiança dos seus concidadãos e que desempenham cargos eletivos de crescente responsabilidade. E é esse o nosso propósito com a série VOTE IN THE USA.

 

E se há alguns anos essa realidade era dispersa e estritamente individual, hoje os portugueses ou lusodescendentes eleitos começam a articular as suas atividades de modo a defender os seus interesses com maior eficácia e ganhar influência crescente no país. Uma realidade desconhecida da generalidade da comunidade lusófona, mas que a RTP Internacional vai agora colmatar com VOTE IN THE USA. Esta série, de 10 episódios, com produção de  MConsult e Um Segundo, mostra-nos a realidade sociopolítica, retratando a vida pública e privada de cada um dos protagonistas lusodescendentes.

 

Datas de estreia

Dia 8 de maio na RTP Internacional – Emissão América

Dia 10 de maio na RTP Internacional – Emissão Europa

Dia 11 de maio na RTP Internacional – Emissão Ásia