Documentário sobre o intrigante mundo dos castrati, criaturas ambíguas donas de vozes tão poderosas como as de um homem, tão agudas como as de uma mulher e tão inocentes como as de uma criança
Cecilia Bartoli, reconhecida meio-soprano italiana, está empenhada em redescobrir grandes obras musicais injustamente esquecidas. Especialista na virtuosa música de coloratura da época barroca dedica especial atenção ao reportório pouco conhecido dos castrati. Este documentário de Cristina Trebbi e Stefan Schneider partilha os seus conhecimentos sobre o fascinante e intrigante mundo dos castrati e empresta a voz ao lendário Farinelli, famoso castrato do século XVIII, em redescobertas obras de bravura.
Através de dramatizações e cenários evocativos, como teatros barrocos e lojas napolitanas onde a masculinidade dos rapazes era roubada, e testemunhos sobre aspetos médicos, históricos e sociológicos, seguimos os passos destes cantores únicos. Idolatrados como estrelas pop do barroco, provocavam no público grande agitação ao interpretarem as suas coloraturas incrivelmente complexas.