Paula Moura Pinheiro está de volta com novas viagens pelo património cultural português. Nas noites de segunda-feira da RTP2.
O Visita Guiada é um programa de rádio e televisão sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas. Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista selecionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional.
Pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitetura industrial. O que conta é a excepcionalidade da peça e o que ela nos conta sobre o tempo histórico que a produziu.
Para cada uma das emissões, Paula Moura Pinheiro conversa com um especialista, na maioria dos casos historiador.
Produzido pela RTP2 para televisão e pela Antena 1 para rádio, o programa começou a ser emitido semanalmente em Março de 2014 e entra agora na 10ª temporada.
No episódio de estreia, Paula Moura Pinheiro leva-nos a conhecer a exposição Corpus Christi, na Igreja da Graça. Mais de 1500 figuras em barro, modeladas à mão de acordo com as descrições históricas do que era a Procissão do Corpo de Deus na Lisboa de D. João V, no séc. XVIII.
O conjunto foi apresentado ao público pela primeira vez em 1948 e não se conhecem por completo as motivações do seu promotor, o bem-sucedido empresário Diamantino Tojal, que não se destacava por ser particularmente religioso. Mas o Bairro da Graça, em Lisboa, era o seu bairro e a produção desta peça monumental foi, durante quatro anos, uma agregadora de figuras destacadas da vida lisboeta de então.
Uma visita guiada por Rosa Maria Tojal, sobrinha de Diamantino Tojal, e pelo historiador de arte António Camões Gouveia.