O dia a dia das mulheres no século 20 sob o ponto de vista de professoras e alunas de uma escola exclusiva para meninas, em Espanha.
O novo curso começa na Academia Feminina de Sevilha e, com ele, novos personagens e mudanças na instituição. Carmen, a professora de Educação Física e ex-colega de classe de Manuela na Academia é nova administradora e a sua chegada está longe de ser pacífica.
Depois de passar quatro meses na prisão, Teresa é declarada inocente do assassinato do seu próprio pai e é libertada da prisão, mas a professora não é a mesma de antes: ela está física e emocionalmente exausta pelo tempo que passou na prisão e não tem forças para enfrentar o seu relacionamento com Roberta, a sua irmã…
La Otra Mirada conta a história de mulheres corajosas de uma Academia de raparigas em Sevilha, nos anos de 1920. Uma escola alicerçada nas tradições de uma capital de província no pós I Guerra Mundial. Uma sociedade sombria e conservadora onde as professoras vão estar na vanguarda da luta pelos direitos das mulheres.