Dia 11 de dezembro, às 22h30, na RTP1

TREZES é um projeto inédito com a chancela RTP e Marginalfilmes, que reúne autores, contos e realizadores nacionais num formato diferenciador, o Telefilme. Todas as semanas teremos o olhar de um realizador sobre um conto da nossa literatura interpretado pelos melhores atores nacionais. Tudo isto para acompanhar, semanalmente, em horário nobre, a partir de dia 11 de dezembro, na RTP1, logo a seguir ao Joker.

Os Telefilmes são a nova aposta da RTP. Um passo importante e relevante no mercado audiovisual português que consolida o trabalho que a RTP tem vindo a desenvolver nas séries de ficção nacional e no cinema português.

Para José Fragoso, diretor da RTP1, ‘com a estreia desta série, a RTP1 complementa a sua oferta de ficção portuguesa, num formato muito produzido a nível internacional, mas menos comum na televisão portuguesa: o telefilme. Este projeto, dirigido pela Marginalfilmes, é o resultado de mais de dois anos de trabalho intenso, desde a adaptação dos vários contos, todos de autores portugueses, clássicos ou contemporâneos, até à fase de produção que envolveu dezenas de profissionais – guionistas, realizadores, atores, produtores e equipas técnicas. Uma produção que soube – à imagem do que aconteceu com outras produções recentes de ficção para a RTP1 – resolver os obstáculos levantados pela pandemia e manter os planos de rodagem. Com este investimento da RTP1 na produção de telefilmes – que se soma à produção regular de séries para televisão e à participação relevante na produção de longas-metragens para cinema -, a RTP1 reforça o seu papel  central na produção audiovisual nacional e no desenvolvimento de conteúdos de ficção ligados à nossa História e ao nosso património literário’.

TREZES é um projeto inovador que nos traz uma visão cinematográfica de grandes realizadores contemporâneos de alguns dos contos da nossa literatura, numa valorização do nosso património literário e cultural. E que representa a resiliência de uma atividade numa época complicada para o setor do audiovisual, quer em termos de produção de conteúdos diferenciadores e quer na qualidade dos elencos que reúne em cada projeto.

Nota de intenções de José Carlos de Oliveira:

Falar com todos os públicos. Numa narrativa legível e estrutura dramática emocionante, que traga para a contemporaneidade o olhar crítico de treze dos nossos maiores escritores dos últimos dois séculos – de Alexandre Herculano a Rui Zink -, agora interpretado pela visão de treze realizadores portugueses.

Este foi o princípio que presidiu a todas as fases deste projeto de longo curso, desde a seleção dos contos ao seu desenvolvimento e produção.

Nesta linha e não menos importante, nestes filmes de cinema para televisão a encenação e a planificação de cenas e ponto de vista são estabelecidos para a colocação de câmara única, que “escreverá” a ação/dramatização em lugar de a captar.  

E dado que o cinema é uma arte provocatória, no sentido de despertar os espectadores para universos extremos de conflito que possam trazer alguma luz sobre questões para as quais não existem respostas absolutas, decidimos iniciar a provocação com o próprio título de TREZES, que sendo para alguns aziago é, para outros, símbolo de um novo começo.

Conheça as histórias que vai poder acompanhar nas próximas semanas na RTP1, num projeto coordenado pelo produtor e realizador José Carlos de Oliveira:

“Fronteira” | 11 Dez.

Autoria: Miguel Torga // Realizador: João Cayatte // Elenco: Sisley Dias, Teresa Mello Sampayo, Carla Chambel, João Villas-Boas

“O Rapaz do Tambor” | 18 Dez.

Autoria: Fernando Namora // Realizador: Filipe Henriques // Elenco: Miguel Damião, Sandra Santos, Gonçalo Botelho, Duarte Grilo

“As Cinzas da Mãe” | 8 Jan.

Autoria: Cristina Norton // Realizador: José Farinha // Elenco: Margarida Moreira, João Craveiro, Paula Mora, Paula Guedes

“A Morte do Super-Homem” | 15 Jan.

Autoria: Rui Zink // Realizador: João Teixeira // Elenco: João Jesus, Susana Arrais, Afonso Lagarto, Sara Norte

“O Tesouro” | 22 Jan.

Autoria: Eça de Queiroz // Realizador: Carlos Coelho da Silva // Elenco: Rui Luís Brás, Ivo Alexandre, José Condessa, Carolina Amaral, Carla Salgueiro

GALERIA DE FOTOS