O novo concurso da RTP1 chama-se The Big Picture, tem estreia marcada para dia 4 de janeiro e era “exatamente o desafio que a RTP queria assumir”, como garante o diretor de programação Daniel Deusdado.
É um programa diário, a apresentação está a cargo de Pedro Fernandes, e o dinheiro arrecadado pode ser dividido por, no máximo, 4 pessoas – o concorrente e até 3 espectadores.
Como é que o espectador pode ganhar dinheiro? Jogando a aplicação oficial do concurso, The Big Picture Portugal (já disponível para Android e iOS) e respondendo corretamente às perguntas que vão aparecendo na televisão.
Por cada “ajuda de casa” usada, o concorrente abdica de 25% do valor que conseguir ganhar. Tendo em conta que dispõe de 3 ajudas, pode ter de ceder 75% do seu prémio.
Existe ainda uma pergunta de Tudo ou Nada, em que o jogador pode optar por ficar com todo o dinheiro (sem dividir pelas ajudas de casa). Se responder bem à pergunta, ganha os 100%, se errar, perde tudo para o(s) espectador(es) que o ajudou.
Este programa tem “uma componente de interatividade fortíssima”, e constitui uma “experiência à frente do mainstream dos concursos”. Quem o diz é Daniel Deusdado que avança ainda que, nos 32 episódios gravados até agora, já há dinheiro reservado para quem jogar a aplicação.
Este é um concurso que requer métodos tecnológicos que nunca foram usados em Portugal; no momento da emissão do programa, será escolhida aleatoriamente, uma resposta correta de um espectador que esteja a jogar na aplicação.
É um concurso de cultura geral com perguntas feitas a partir de imagens. O prémio máximo é de 50 mil euros.
Foto e texto: Inês Espojeira