Espetáculo do talentoso e controverso encenador francês, que junta música barroca, circo e dança.
David Bobée, um dos mais talentosos diretores e encenadores franceses da sua geração, junta-se à cantora Caroline Mutel e ao agrupamento Les Nouveaux Caractères sob a direção de Sébastien d´Hérin, para revisitar a sublime obra barroca “Stabat Mater” de Giovanni Battista Pergolesi.
Composta em 1736, pouco antes da morte do compositor italiano aos 26 anos de idade, é uma das mais belas obras musicais. Baseada num texto litúrgico do século XIII, medita sobre o sofrimento da Virgem Maria diante de Cristo na cruz. O tema, embora religioso, assume uma dimensão humana: o lamento e a dor de uma mãe pela morte do filho. David Bobée e Caroline Mutel trazem uma luz contemporânea a esta obra ao encenar a dor dos refugiados que não tinham outra escolha a não ser deixar o país.
A história é contada pela bailarina Bobie Mfoumou, que personifica a força e fragilidade do ser humano e pelo acrobata Salvo Capello, que evoca com extrema sensibilidade as almas de todos aqueles que desapareceram.
Ao criar uma série de retratos de dor, mostram-nos, através desta mistura de música, acrobacia, dança e performance vocal, o quão universal e intemporal é a mensagem de Pergolesi sobre a humanidade em vão sacrificada.