O destino excecional do realizador de ‘Aconteceu no Oeste’ e ‘Era uma Vez na América’.
Mais de 50 anos após a estreia do lendário filme Once Upon A Time In The West, o documentário de Jean-François Giré revela o incrível destino de um homem cuja vida foi dedicada ao cinema, à amizade e à família.
Nascido nos primeiros dias do fascismo na Itália, em 1929, filho de um cineasta e de uma atriz, Sergio Leone abraçou o cinema após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se o mais jovem assistente de realização na Itália, de cineastas como Vittorio De Sica, Luigi Comencini ou Mervyn LeRoy.
Foi testemunha da ascensão do neorrealismo italiano e do estilo de Hollywood no Cinecittà, antes de criar, em 1964, a sua própria interpretação do género ocidental, em Por um punhado de dólares, (inspirado no filme Yojimbo, de Akira Kurosawa) e que lançou no estrelato um tal de Clint Eastwood.
Os seus westerns italianos, desprezados pelos críticos de cinema que os apelidaram de “Spaghetti Western”, foram uma verdadeira revolução estética do género mais lendário do cinema de Hollywood que acabou por ser um sucesso mundial elogiado pelos amantes do cinema ao longo de gerações… incluindo Quentin Tarantino!