Uma extraordinária viagem pela vida e obra de um dos mais singulares artistas do século XIX, no ano em que se assinalam 120 anos da sua morte
Excêntrico, solitário, um ‘urso das montanhas’ como gostava de se auto-intitular, o pintor italiano Giovanni Segantini foi capaz de sentir profundamente o poder magnético dos Alpes e a energia pulsante das grandes cidades.
Um dos maiores pontilhistas de sempre, embora tenha morrido com apenas 41 anos de idade, Segantini foi um pintor extraordinário com um temperamento selvagem e impetuoso mas ao mesmo tempo poético, gracioso e meticuloso.
Nascido em Arco di Trento, de origens humildes e com uma trajetória de vida difícil, foi um dos mais autênticos pintores do século XIX. Pelas ruas e aldeias, vales e paisagens alpinas que influenciaram a obra e a alma do artista, descobrimos um homem complexo.
Percorrendo a sua vida e obra, as escolhas artísticas, e através dos pensamentos e memórias daqueles que o conheceram, e que o estudaram, este documentário de Francesco Fei revela a intensidade dos sentimentos do artista e a impressionante beleza de uma obra há muito esquecida.