Domingo, dia 15, às 21:30, na RTP2

A RTP2 apresenta “História a História”, uma série documental apresentada pelo Professor Fernando Rosas, com produção da Garden Films. Uma viagem pela História de Portugal.

● Série televisiva sobre História de Portugal com 13 episódios de 28 minutos, todos os domingos, às 21:30, na RTP2.
● Episódios que desvendam a história de lugares emblemáticos do país, como por exemplo a familiar Rua do Arsenal, em Lisboa, – uma síntese singular da história política do século XX, a abrir a emissão da série;
● “História Trágico-marítima: os Naufrágios do Império”, “ldquo;Rostos da Condição Feminina” e “Porto Insurgente” são alguns dos episódios desta série documental, produzida com qualidade de cinema, que nos leva numa viagem de norte a sul do país.

A RTP2 apresenta este novo formato sobre História – “História a História” – que se insere na sua nova grelha de programação, que dá particular atenção às áreas do conhecimento e da cultura. “História a História” é uma série de 13 episódios, de 28 minutos, com o Professor Fernando Rosas e emissão aos domingos, às 21:30, na RTP2.

Realizada por Bruno Moraes Cabral e produzida pela Garden Films, a série combina imagens originais e planos aéreos surpreendentes, com inestimáveis imagens de arquivo obtidas graças à colaboração de Instituições como a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB/Torre do Tombo), a Biblioteca Nacional, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), a Fundação Mário Soares, diversas Câmaras Municipais, o Exército, a Marinha, o ANIM/Cinemateca Portuguesa, entre outras.

O Professor Fernando Rosas viaja pelas histórias que atravessaram espaços marcantes do território português, desvendando o dia a dia da vida de diferentes épocas e revelando as marcas que chegaram até à atualidade. Por ruas e avenidas, salas, prisões, cemitérios, fábricas abandonadas e monumentos, o eloquente discurso do Professor Fernando Rosas não só guiará o telespectador através de alguns dos maiores momentos da História do nosso país como o surpreenderá com acontecimentos inusitados e curiosos da aventura lusa, totalmente desconhecidos do grande público.
No primeiro episódio são revelados importantes acontecimentos ocorridos numa familiar rua em Lisboa, a Rua do Arsenal, traçada pela reconstrução pombalina de Lisboa após o terramoto de 1755, é uma síntese singular da História política do século XX português. Do regicídio à implantação da República, da consolidação do Estado Novo aos momentos decisivos do 25 de Abril de 1974, tudo a Rua do Arsenal presenciou e guardou no seu silêncio austero. 
A História Trágico-marítima: os Naufrágios do Império, Rostos da Condição Feminina, Porto Insurgente, a CUF, a Máquina a Vapor, a Pesca do Bacalhau são, entre outros, alguns dos temas abordados.
“História a História” é uma série que procura aproximar a História do grande público e levar o espectador a vivê-la na primeira pessoa, lado a lado com o Professor Fernando Rosas. Partindo de temas mais ou menos conhecidos do grande público, a série percorre Portugal de Norte a Sul em busca de cidades e vilas que guardam as marcas da nossa História.

GALERIA DE FOTOS

Fernando Rosas – Biografia
Fernando Rosas (Lisboa, 1946) é professor catedrático no departamento de História da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigador no Instituto de História Contemporânea da mesma instituição, do qual foi fundador e Presidente da Direção entre 1994 e Fevereiro de 2013.
Entre 1988 e 1995, integrou o conselho de redação da revista Penélope – Fazer e Desfazer a História. Entre 1994 e 2007, dirigiu a revista História.
Foi deputado à Assembleia da República em 2000 e 2001 e de 2005 a 2010.
Publicou variadíssimas obras como autor, dirigiu, coordenou e é coautor de muitas outras na área da sua especialidade (História do século XX), entre elas: As primeiras eleições legislativas sob o Estado Novo: as eleições de 16 de Dezembro de 1934, (1985); O Estado Novo nos Anos 30. Elementos para o Estudo da Natureza Económica e Social do Salazarismo (1928-1938), (1986); O salazarismo e a Aliança Luso-Britânica: estudos sobre a política externa do Estado Novo nos anos 30 a 40, (1988); Salazar e o Salazarismo (coautor), (1989); Portugal Entre a Paz e a Guerra (1939/45), (1990); Portugal e o Estado Novo (1930/60), (coautor), (1992); História de Portugal, vol. VII – O Estado Novo (1926/74), (1994); Dicionário de História do Estado Novo, (dir), (1995); Portugal e a Guerra Civil de Espanha, (coord.), (1996); Armindo Monteiro e Oliveira Salazar: correspondência política, 1926-1955, (coord.), (1996); Salazarismo e Fomento Económico, (2000); Portugal Século XX: Pensamento e Ação Política, (2004); Lisboa Revolucionária, Roteiros dos Confrontos Armados no Século XX, (2007); História da Primeira República Portuguesa, (cocoordenador), (2010); Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar (2012); Estado Novo e Universidade. A perseguição aos Professores, (coautor), (2013).

Garden Films –Produção
Diferentes gerações e diferentes experiências de vida unidas pelo gosto de contar boas histórias dão origem a Garden Films em 2011.
Ao estudo detalhado do Professor Fernando Rosas e ao seu discurso incisivo e eloquente, une-se uma equipa que promete mostrar a História com o olhar fresco da atualidade.
A série é realizada por Bruno Cabral, vencedor do Prémio Melhor Curta Metragem Nacional (PT) no Festival DocLisboa 2011 pelo documentário Praxis; a direção de produção fica por conta de Hemi Fortes; e a fotografia de Carlos Isaac.
Dedicada à produção de documentários, filmes institucionais e educativos ligados ao ambiente, cultura, ciência e desporto, a equipa luso-espanhola da Garden Films trabalha sem fronteiras, especialmente entre os dois países.

Relacionados